MARIKO PARADE
Título: MARIKO PARADE (Ponent
Mon) - Edição especial
Autor: Kan Takahama e Frédéric Boilet (texto e arte).
Preço: 15 euros
Número de páginas: 192
Data de lançamento: Janeiro de 2004
Sinopse: Um artista e sua jovem musa, Mariko, viajam para fazer uma sessão de fotos. Mas os dias numa praia vão revelar mais que isso: os dois estão apaixonados e terão que lidar com um grande pepino pela frente.
Positivo/Negativo: Quando a mangaká Kan Takahama encontrou Boilet (autor de Garotas de Tóquio e O Espinafre de Yukiko, publicados no Brasil pela Conrad), ela se interessou pelo movimento Nouvelle Mangá, mescla do estilo japonês de se fazer quadrinhos com o modo franco-belga, do qual Boilet é precursor e propagador.
Juntos, criaram uma obra sensível e divertida, em que a roteirista foi desafiada a imaginar um fio condutor para as histórias soltas e autobiográficas que Boilet criou ao longo dos anos, mostrando o cotidiano do autor com sua musa, Mariko.
O enredo, simples, é um passeio ao litoral que liga não só as histórias soltas de Boilet (algumas vistas aqui em Garotas de Tóquio) como também funciona como uma narrativa agradável, em um ritmo menos alucinante que o dos mangás.
O desenho e a narrativa mais leves de Takahama contrastam com o clima sensual e tenso de Boilet, resultando em um álbum intrigante e encantador, ainda inédito no Brasil.
Classificação: