MARTIN MYSTÈRE - O DETETIVE DO IMPOSSÍVEL # 5
Título:
MARTIN MYSTÈRE - O DETETIVE DO IMPOSSÍVEL # 5 (Mythos
Editora) - Revista mensal
Autores: Alfredo Castelli (roteiro) e A. M. Ricci (desenhos).
Preço: R$ 5,50
Data de lançamento: Dezembro de 2002
Sinopse: O Homem dos Três Olhos - Conclusão de A Esfera de Cristal. A investigação na Inglaterra leva Martin a concluir que a única maneira de livrar-se dos fantasmas e, ao mesmo tempo, deter o ensandecido paranormal dos três olhos que ameaça causar uma catástrofe sem precedentes, é viajar para a Floresta Amazônica em busca do local misterioso onde Percy Fawcett teria desaparecido.
Durante a jornada, mais fenômenos bizarros acontecem e Martin acaba sendo levado a uma viagem onírica em direção ao verdadeiro País das Maravilhas.
Positivo/Negativo: Nenhuma mudança significativa entre essa edição
e a anterior. Novamente foi
feito um belo trabalho de colorização da capa. Inexplicavelmente, a referência
sobre a edição original italiana não foi publicada desta vez, aparentemente
por descuido, o que é um sinal de desleixo muito incômodo.
Outro ponto baixo é a infeliz escolha do título: O Homem dos Três Olhos soa muito ridículo. Alguém na redação deve ter percebido isso, já que na capa o título foi mudado para O Homem da Terceira Visão, coisa que, pra dizer a verdade, talvez tenha sido até pior. Melhor seria traduzir o título original italiano mesmo: Il terzo occhio (O Terceiro Olho). Ficaria bem melhor.
A história prossegue com inúmeras referências a símbolos, mitos e fantasias. É um dos episódios mais surreais que a série já teve. Os desenhos de Ricci não melhoraram, o que talvez contribua para que o paranormal não chegue a parecer tão assustador, mas o desfecho no suposto "País das Maravilhas" é delicioso e irônico, um show do mais sutil humor negro. Teria sido esse o destino final de Percy Fawcett, afinal? Quem pode saber? Castelli jogou as suas cartas e a aventura é deliciosa.
Classificação: