MARVEL APRESENTA # 45 – O IMORTAL PUNHO DE FERRO
Editora: Panini Comics - Revista bimestral
Autores: As 7 cidades celestiais - round 5 (Originalmente em The immortal Iron Fist # 12) - Ed Brubaker e Matt Fraction (roteiro), David Aja e Kano (arte) e Matt Hollingsworth (cores);
Orson Randall & a névoa verde da morte (originalmente em Immortal Iron Fist - Orson Randall & The green mist of death) - Matt Fraction (roteiro), Nick Dragotta, Russ Heath, Lewis Larossa, Mitch Breitweiser (desenhos), Mike Allred, Russ Heath, Stefano Gaudiano, Mitch Breitweiser (arte-final) e Laura Allred, Russ Heath e Matt Hollingsworth (cores);
As 7 cidades celestiais - round 6 (originalmente em The immortal Iron Fist # 13) - Ed Brubaker e Matt Fraction (roteiro), Kano, David Aja e Tonci Zonjic (arte) e Matt Hollingsworth (cores);
As 7 cidades celestiais - round 7 (originalmente em The immortal Iron Fist # 14) - Ed Brubaker e Matt Fraction (roteiro), Kano, Clay Man e Tonci Zonjic (arte) e Matt Hollingsworth (cores);
A história do Punho de Ferro Bei Bang-Wen (originalmente em The immortal Iron Fist # 15) - Matt Fraction (roteiro), Khari Evans (desenhos), Victor Olazaba (arte-final) e Jelena Kevic Djurdjevic e Paul Mounts (cores);
Feliz aniversário, Danny (publicado originalmente em The immortal Iron Fist # 16) - Matt Fraction (roteiro), David Aja (arte) e Matt Hollingsworth (cores).
Preço: R$ 19,90
Número de páginas: 168
Data de lançamento: Dezembro de 2009
Sinopse
Os momentos finais do torneio das 7 cidades celestiais, a razão pela qual Wendell Rand não se tornou um Punho de Ferro, o plano de Lei Kung, o trovão. Tudo isso, kung fu, a história de uma linhagem de guerreiros místicos e muitas respostas.
Positivo/Negativo
Esse é o terceiro encadernado do Punho de Ferro publicado no Brasil pela Panini.
O personagem da Marvel foi criado na década de 1970, por Roy Thomas e Gil Kane, e fez algum sucesso na época. Juntou-se a Luke Cage para formar os Heróis de Aluguel, passou pro segundo escalão, fez aparições esporádicas e foi catalogado como coadjuvante.
Em 2007, a dupla de escritores Ed Brubaker e Matt Fraction trouxe de volta o título. E de uma revista com um lutador marcial com socos devastadores, Punho de Ferro passou a mostrar uma longa linhagem de guerreiros místicos, da qual Daniel Rand é apenas o atual detentor do posto.
Uma pequena inclusão conceitual que gerou muitas possibilidades de enredos e deu profundidade ao personagem. Os escritores criaram uma linhagem de lutadores de kung fu e usaram um time bastante diverso de desenhistas para as histórias.
Cada aventura traz partes narrativas que tratam do legado do Punho de Ferro e de Danny Rand. E artistas diferentes são escalados para retratar épocas diferentes. O trabalho dos dois autores é fantástico.
O leitor que se dispuser a ler, na sequência, as edições 35, 43 e esta, de Marvel Apresenta, perceberá o alto grau de complexidade e o número de relações que se estabelece entre o que se conta e a tradição dos Punhos de Ferro.
Nas 16 edições mensais e nos três especiais que escreveram, Fraction e Brubaker criaram um manancial de possíveis histórias e mostraram vários modos de explorá-las.
Punho de Ferro cresceu em importância, teve uma participação importante na revista Demolidor - também escrita por Ed Brubaker -, entrou pros Vingadores e tinha um título mensal. Parecia rumar sem para o primeiro escalão da Marvel.
No entanto, o personagem não conseguiu sobreviver à ausência da sua dupla de (re)criação. Houve outras 11 edições após a saída de Fraction do título, e a revista foi cancelada na edição # 27.
O que a Panini trouxe ao leitor nos três encadernados de Marvel Apresenta foi toda a fase escrita pela dupla Brubaker/Fraction. Resta saber se o restante do material, assinado por Duane Swierczynski, será publicado aqui.
Esta fase de Punho de Ferro que a Panini termina de publicar neste volume vale muito a pena ser conhecida.
Classificação: