MARVEL MANGAVERSO # 1
Título: MARVEL MANGAVERSO # 1 (Panini Comics) - Minissérie em três edições
Autores: Ben Dunn (argumentos e arte).
Preço: R$ 2,90
Data de lançamento: Agosto de 2002
Sinopse: Bruce Banner descobriu a Zona Negativa, e com ela uma fonte inesgotável de energia. Manipulado pela Hidra, construiu o Poço de Energia, que foi usado pela organização criminosa para atacar os inimigos, na guerra batizada de Grande Blecaute.
Os aliados venceram, com grande ajuda do Homem de Ferro, que derrotou Namor durante a batalha. Mas, hoje, Tony está desaparecido, e é sua irmã Antoinette quem cuida das Empresas Stark. Ela trabalha ao lado da SHIELD, vendendo tecnologia e armamentos, mas o grande passo está na reconstrução do Poço de Energia.
A Hidra descobre os planos de Antoinette, e manipula Namor para, juntos, prepararem um ataque ao mundo da superfície e se vingar de seus adversários.
Positivo/Negativo: Esqueça tudo o que você sabe sobre os personagens da Marvel. Claro, eles estão lá, mas completamente modificados. E essa é a principal qualidade dessa série.
Já houve histórias dos heróis da "Casa das Idéias" feitas no estilo mangá. A Mythos Editora chegou a publicar aqui no Brasil especiais do Homem-Aranha e X-Men, mas não tinham muitos atrativos, a não ser a título de curiosidade.
Agora é diferente. Todos os heróis e vilões estão lá, mas foram (re)criados com diferentes conceitos, muitos adaptados para o estilo dos mangás.
O resultado é que, aquilo que parecia ter grandes chances de ser uma "bomba", terminou mostrando uma história interessante, que pode agradar tanto aos fãs dos quadrinhos japoneses quanto aos dos comics americanos (obviamente, um não exclui o outro).
Vale a pena prestar atenção nas referências aos dois estilos. Em uma cena, por exemplo, aparece o Pikachu (do desenho animado Pokémon) morto em um pote de vidro, como se fosse um ingrediente para se fazer magias.
Além do roteiro, a arte é um capítulo à parte. Bons desenhos e linda coloração complementam o pacote.
Destaque também para o formato e o preço em que a Panini lançou Marvel Mangaverso, tornando o título mais acessível, o que pode até ajudar na hora daquele leitor indeciso "arriscar" a compra de um material diferente. A editora acertou em cheio com essa iniciativa.
Outro ponto positivo são as biografias de alguns dos principais personagens desta edição.
Pequenos deslizes apenas em algumas falas dos personagens, como na página 15, quando Steve Rogers (agora presidente dos Estados Unidos) diz "Esta não uma de suas missões...". Está faltando um "é" na frase. Mas não é nada que comprometa a edição.
Classificação: