MAURICIO APRESENTA # 9 – TURMA DA MÔNICA EM TODAS AS COPAS DO MUNDO – PARTE 1
Editora: Panini Comics - Edição especial
Autores: Estúdios Mauricio de Sousa (texto e desenhos).
Preço: R$ 7,90
Número de páginas: 64
Data de lançamento: Maio de 2010
Sinopse
Os personagens de todos os núcleos da Turma da Mônica vestem o uniforme da Seleção Brasileira e se reúnem na Mauricio de Sousa Produções para assistir à história da Copa do Mundo de futebol, contada por Franjinha, Penadinho, Cranicola, Papa-Capim, Chico Bento, Bidu, a dupla Tina e Rolo e os avôs de Cascão e Cebolinha.
Positivo/Negativo
Mauricio Apresenta # 9 deverá entrar para a galeria das melhores edições de 2009, dentre as publicações dos personagens de Mauricio de Sousa.
A revista, que costuma mostrar paródias sobre temas variados - da História ao cinema -, traz nesta edição o assunto que toma conta do planeta de quatro em quatro anos, sempre no mês de junho: a Copa do Mundo.
Até aí, nada de diferente, pois, nos últimos três meses, outras duas publicações sobre futebol foram protagonizadas pela Turma da Mônica.
O que torna a edição destacada é o fato de a HQ - dividida em capítulos - ser uma das mais criativas e engraçadas dessa turma.
A aventura reúne Mauricio de Sousa (mais uma vez em versão cartum, interagindo com suas criações) e grande parte da galeria de seus personagens - incluindo de núcleos que comumente não se juntam com as da criançada do Bairro do Limoeiro, como os de Piteco e Turma da Mata -, nos estúdios do artista, para assistir a uma sessão de histórias sobre as Copas do Mundo.
A grande sacada da HQ foi fazer com que diversos fatos históricos relacionados ao maior evento do futebol tenham sido influenciados diretamente por antepassados do Franjinha, Cebolinha, Bidu e Chico Bento, além dos próprios Penadinho, Muminho, Pajé (da aldeia do Papa-Capim) e Tina e Rolo.
Dessa forma, o leitor "descobre" quem ajudou Pelé a se tornar o rei do futebol;
como a taça Jules Rimet, ao ser furtada pouco antes do
Mundial de 1966, foi recuperada por um cachorro; e outras "revelações",
incluindo uma nova origem para a inconcebível e hilária Jumenta Voadora,
protetora dos potes de conservas, que na verdade seria o fantasma do equino
supostamente enterrado na grande área do campo do estádio Maracanã
e responsável pelo segundo gol do Uruguai contra o Brasil na Copa do Mundo
de 1950.
Vale destacar a participação de Tina e Rolo com o visual original (ele, um "porraloca"; ela, uma mocreia; e ambos ripongas), interferindo na chegada da Seleção Brasileira ao estádio para a decisão do Mundial contra a Itália, em 1970.
Essa aventura simboliza o festival de citações, trocadilhos, gags visuais e textuais (tente descobrir quais jogadores são os donos dos balões de diálogos que dizem o tempo todo "Iiiiiiii" e "Entende?") que acompanha a edição inteira, tornando impossível não parar na maioria dos quadros para encontrar algum detalhe capaz de provocar risos - e não se espante ao encontrar o Louco vestindo a camisa da Argentina no meio de torcedores do Brasil.
Nas últimas páginas, a revista desfila uma gama de curiosidades reais por trás das sátiras apresentadas na edição; uma breve biografia de Jules Rimet, o criador da Copa do Mundo; reproduções dos cartazes oficiais dos torneios de 1930 a 1970; e outras informações, como a história do futebol - em que uma das ilustrações que acompanham cada tópico copia a sequência de piadas de um quadrinho da página 9 de Saiba Mais! Turma da Mônica # 33 - Futebol, mudando alguns personagens.
Uma pequena bola fora - sem trocadilhos - está no texto sobre a FIFA, na página 61, em que dois erros de concordância nominal são encontrados na sentença "a próprio ONU (Organização da Nações Unidas)".
Mauricio Apresenta # 9 - Turma da Mônica em todas as Copas do Mundo é indicado não apenas para os apaixonados por futebol, mas também para quem estiver interessado em uma revista de humor de ótima qualidade.
Classificação: