MAURICIO DE SOUSA – BIOGRAFIA EM QUADRINHOS
Título: MAURICIO DE SOUSA - BIOGRAFIA EM QUADRINHOS (Panini
Comics) - Edição especial
Autores: Estúdios Mauricio de Sousa (textos e desenhos).
Preço: R$ 29,90 (capa cartonada) e R$ 47,90 (capa dura)
Número de páginas: 96
Data de lançamento: Setembro de 2007
Sinopse: A vida e a obra de Mauricio de Sousa contada em uma HQ dividida em oito capítulos apresentados, na ordem, por Teveluisão, Maria Cebolinha, Jotalhão, Louco, Chico Bento, Bidu, Mingau, Capitão Picolé, Astronauta, Penadinho, Tina, Cebolinha, Horácio, Magali, Cascão, Marina, Nimbus, Do Contra e Mônica.
Positivo/Negativo: Pegue Mauricio de Sousa - Biografia em Quadrinhos e perca (ou melhor, ganhe) alguns minutos apreciando o acabamento gráfico. O tamanho grande, a capa dupla com detalhes em verniz, apresentando o criador da Turma da Mônica e alguns de seus principais personagens já se mostra um item para ser guardado com destaque na coleção.
Vire a segunda capa e veja imagens de páginas de gibis da turminha em várias épocas. Sinta o gosto de saudosismo ou descoberta e siga em frente.
Perceba, ao virar as folhas de rosto, o papel couché dando mais brilho e qualidade ao que está em suas mãos e prepare-se para a leitura.
Comece o primeiro capítulo e já na segunda página note que um humor nonsense e escrachado tomará conta da HQ.
Veja, na seqüência, os convidados começando a chegar para a festa de aniversário de Mauricio, que está sendo transmitida para a TV pelo "repórter" Teveluisão (quem mais poderia ser?). Personagens novos e outros antigos - alguns dos quais não aparecem há tanto tempo que são desconhecidos pelas novas gerações de leitores - comparecem ao teatro Limoeirão, onde acontece o evento.
Surpreenda-se ao ver Asterix, Obelix, Mickey Mouse, Recruta Zero, Hagar, Spirit e outros personagens clássicos marcando presença na festa. Depois, acompanhe os convidados especiais Cebolinha, Mônica, Magali e Cascão chegando ao recinto e já aprontando das suas.
Divirta-se, daí em diante, com as gags visuais e as piadas infames, como a Dona Morte chegando acompanhada de Elvis Presley. "Ué! Elvis não morreu?", diz Teveluisão. Sabe-se lá que criança entenderá a troça, mas como essa revista em quadrinhos foi feita para todas as idades, o leitor um pouco mais velho compreenderá a tirada.
Entre no mundo do quadrinhista Mauricio de Sousa a partir do segundo capítulo, quando sua origem começa a ser contada. Então, acompanhe cada flashback e dê boas risadas com as traquinagens de Cebolinha, Mônica e Cascão entre a platéia, atrapalhando a narração da história.
Percorra todos os capítulos restantes e absorva a alegre aventura de vida daquele que se tornou um dos maiores nomes dos quadrinhos no mundo. Tudo recheado com muito humor, uma imaginação com doses extras de fertilidade, a participação de criações clássicas dos gibis mundiais (confira na página 44 o Super-Homem, Flash Gordon e outros) e até mesmo a presença de autores como Stan Lee, Will Eisner e o mestre dos quadrinhos de terror do Brasil, o saudoso Jayme Cortez (para saber qual é o "palavrão" que ele diz na página 69, corra até o livro Mauricio - Quadrinho a Quadrinho e entenda por que esse impropério foi fundamental para que o criador da Turma da Mônica continuasse apostando em seus personagens cômicos em vez das HQs de horror).
Conheça, assim, a trajetória de Mauricio de Sousa e de muitos de seus personagens - saiba, inclusive, como muitos deles já foram bem diferentes do que são atualmente - e compreenda por que, até hoje, leitores já com muitos anos vividos continuam curtindo tanto essa turma.
Saiba mais sobre o homenageado quando se deparar com as duas primeiras páginas que sucedem o final dos capítulos em quadrinhos. Afinal, é a galeria de fotos do criador da Turma da Mônica, na qual se pode encontrá-lo bebê, adolescente, adulto e pai de família (não se esqueça de ver, ainda crianças, as verdadeiras Mônica, Magali e Maria Cebolinha - quer dizer, Mariângela).
Leia, logo depois, a entrevista que o quadrinhista concedeu ao jornalista Sidney Gusman, tome conhecimento das novidades que virão em breve (algumas já vieram) e fique na expectativa.
Termine o passeio por essa divertida publicação com a leitura da tira de última página, tradição indelével de todos os gibis da Turma da Mônica.
E depois de tudo isso, chegue à conclusão de que Mauricio de Sousa - Biografia em Quadrinhos não é apenas um dos melhores lançamentos do gênero em 2007, mas um marco a partir do qual os fãs poderão renovar seu interesse pela Turma da Mônica e novos leitores deverão ser angariados.
Classificação: