Confins do Universo 216 - Editoras brasileiras # 6: Que Figura!
OUÇA
[adrotate group="9"]
Reviews

MELODIA INFERNAL # 1

30 maio 2009


Autor: Lu Ming (roteiro e desenhos).

Preço: R$ 12,90

Número de páginas: 144

Data de lançamento: Setembro de 2009

Sinopse: Aqueles que morrem e esperam por seu julgamento, ficam na Pradaria do Paraíso.

Nesse lugar, há uma verdadeira sociedade de espíritos de suicidas, que se comportam como se ainda estivessem vivos. É lá que surge uma banda de heavy metal, que procura por um guitarra-solo para ficar completa.

Positivo/Negativo: Melodia Infernal é um raro caso de HQ chinesa publicada no mercado brasileiro. Trata-se de uma minissérie em duas edições que conta a história de uma banda de heavy metal formada por espíritos que habitam o purgatório.

Assinada pelo quadrinhista Lu Ming, apresenta semelhança com os mangás, o que é natural dada a proximidade geográfica de China e Japão. A HQ é em preto e branco, tem uma narrativa acelerada, com muitos quadrinhos e grande nível de detalhismo.

Entretanto, o traço é menos caricato, mais realista e a leitura é no sentido a que estamos habituados, da esquerda para a direita.

Tal qual um guitarrista de metal, o traço de Ming é virtuoso e repleto de floreios e detalhes. Cada página é para ser lida e vista, demandando atenção completa dos leitores para pegar todas as informações visuais.

Mas se o desenho dá um show, o mesmo não se pode dizer do roteiro. A trama empolga pouco. A busca da banda por um guitarrista não envolve o leitor e a sensação que se tem é que o autor bolou a história apenas como pretexto para desenhar guitarras.

Mas o que falta em roteiro sobra em homenagens ao mundo da música. Aficionados perceberão as várias "participações especiais" de grandes nomes do jazz e do rock na história, bem como uma grande variedade de guitarras.

Pensando nisso, a editora convidou o quadrinhista brasileiro Marcatti,
que além de autor de HQs é guitarrista de blues e personaliza instrumentos
musicais para escrever o que a Conrad diz ser um posfácio, mas
não passa de uma matéria explicativa.
Marcatti faz um amplo estudo sobre os desenhos de guitarras de Ming, explicando para quem não conhece as diferentes nuances de cada instrumento. O trabalho é tão bom que o texto acaba sendo melhor do que a HQ.

 

Classificação:

4,0

Leia também
[adrotate group="10"]
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA