Confins do Universo 215 - Pelas sete esferas do Dragão!
OUÇA
[adrotate group="9"]
Reviews

MICKEY # 822

1 dezembro 2011

MICKEY # 822

Editora: Abril - Revista mensal

Autores: Buz, o papa-planetas - Casty (roteiro e desenhos);

O estranho casos dos artefatos egípcios - Byron Erickson (roteiro), Francisco Rodriguez Peinado (desenhos) e Enriqueta Perea (arte-final).

Preço: R$ 2,95

Número de páginas: 48

Data de lançamento: Março de 2011

 

Sinopse

Buz, o papa-planetas - Mickey e Esquálidus investigam o rapto da Lua, perpetrado por alienígenas que desejam usar o satélite natural da Terra como isca para destruir uma descomunal criatura devoradora de mundos.

O estranho caso dos artefatos egípcios - A agente secreta internacional Catarina retorna e se alia ao camundongo detetive para resolver o mistério sobre o desaparecimento de objetos egípcios de museus e coleções particulares.

Positivo/Negativo

Esquálidus, o viajante do futuro fanático por ioiô, costuma protagonizar ótimas aventuras ao lado de Mickey, desde que estreou, em 1947, nas tiras de jornais escritas por Bill Walsh e desenhadas por Floyd Gottfredson.

Com seu estranho sotaque (uma espécie de vertente da "língua do P"), a inteligência, os apetrechos tão avançados tecnologicamente quanto esquisitos - que ele retira de dentro do calção como se ali fosse um depósito de dimensões infinitas - e a imensa capacidade de se meter em confusão, Esquálidus figura entre os personagens mais queridos pelos fãs da turma de Patópolis.

E ainda teve o privilégio de estrelar HQs produzidas por grandes nomes dos quadrinhos, incluindo a que abre esta edição, escrita e desenhada pelo italiano Casty, um dos mais celebrados artistas Disney da atualidade.

Dono de um estilo gráfico que lembra o de Romano Scarpa e Giorgio Cavazzano, Casty é mestre em piadas com citações textuais e visuais à cultura pop antiga e contemporânea, como pode ser conferido na aventura seriada A Ilha de Quandomai, publicada no Brasil em Mickey # 815 e # 816.

Em Buz, o papa-planetas, essa característica de seus roteiros promove uma das boas sacadas da história.

Nas primeiras páginas, Esquálidus faz alguns ajustes no carro do Mickey para transformá-lo em um veículo espacial movido a canções de rádio. O primeiro voo é impulsionado por certa música que diz "tutti frutti au rutti". Quando um alienígena, fascinado pelo astrocarro, pergunta qual combustível o move, a resposta é simples: "Elvis".

A aventura é pura ficção científica e faz uma clara referência à clássica saga do Quarteto Fantástico que trouxe o devorador de planetas Galactus à Terra.

Como, atualmente, a Marvel Comics pertence à Disney, tudo está em casa.

A outra história da revista foi produzida na Dinamarca e também é bastante divertida. Além de mostrar a volta da gata (literalmente) Catarina - que aparecera em Mickey # 816, a trama escrita por Byron Erickson tem intriga internacional, ação e mistério bem dosados.

Os desenhos de Francisco Rodriguez Peinado são muito bons e compensam a presença do camundongo vestindo bermuda vermelha com bolinhas amarelas - que fica ridículo em uma aventura não humorística.

Uma curiosidade da HQ é a citação dos eventos do primeiro encontro de Mickey e Catarina e o que tem acontecido desde então com a agente secreta.

Isso, somado ao fato de que a parceria heroica dos dois personagens parece uma contraparte disneyana daquela formada por Homem-Aranha e Gata Negra, traz novamente à lembrança os quadrinhos da Marvel.

Classificação:

4,0

Leia também
[adrotate group="10"]
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA