MICKEY # 823
Editora: Abril - Revista mensal
Autores: O mítico PateTron - Stefano Ambrosio (roteiro) e Vitale Mangiatordi (desenhos);
A vingança da árvore - Per Hedman (roteiro) e Jesper Lund Madsen (desenhos);
Lembrança - Noel Van Horn (roteiro e desenhos).
Preço: R$ 2,95
Número de páginas: 48
Data de lançamento: Abril de 2011
Sinopse
O mítico PateTron - Enquanto joga um videogame criado por seu sobrinho Gilberto, Pateta é sugado para dentro do computador, graças a uma descarga elétrica, e vai parar em um mundo cibernético idêntico ao de Tron.
Imaginando estar fazendo parte de um jogo em 3D, Pateta ajuda alguns avatares (com as fisionomias de Mickey e Coronel Cintra) a desbaratar a quadrilha de ciberladrões composta por João Bafo-de-Onça e Intrigatão.
A vingança da árvore - Mickey convence Pateta a cortar uma árvore do jardim do amigo, que estava prestes a cair e poderia destruir a varanda da casa.
Mas ele não poderia imaginar a confusão em que isso iria se transformar.
Lembrança - Fazendo turismo arqueológico com Minnie nas ruínas de Minos, na Grécia, Mickey encontra o fantasma de um antigo habitante da cidade, que entra na mente do camundongo para fazê-lo viver a rotina diária (que se mostra a última) daquele local, cerca de 3.500 anos atrás.
Positivo/Negativo
O filme Tron - O legado inspirou a HQ de abertura desta edição. O Brasil foi o primeiro país, fora da Itália, a publicar esta aventura, lançada originalmente em janeiro deste ano.
Todo o visual da HQ, desde os cenários até roupas e apetrechos (como a supermoto e os discos de luz usados por Byte-Mickey), passando pelos tons monocromáticos das cores, é uma reprodução fiel do longa-metragem da Disney que estreou nos cinemas em dezembro de 2010.
A trama detetivesca envolve Mickey e Coronel Cintra na caça a ciberladrões de senhas de bancos e cartões de crédito.
Um software antivírus e rastreador instalado pelo camundongo no laptop do Pateta permite que ele, sugado para a máquina depois de uma descarga elétrica em todos os aparelhos de sua casa, participe dessa caçada ao lado dos avatares cibernéticos de Mickey e Coronel Cintra, contra os de João Bafo-de-Onça e Intrigatão.
A fonte tipográfica usada nos textos dos balões de diálogos dos personagens (à exceção de Pateta, único ser "real" naquele mundo virtual) reforça o clima "de computador" desta agitada HQ, que não deixa de lado o humor.
Das outras duas histórias que compõem a edição, apenas Lembrança merece ser lembrada (com o perdão do trocadilho).
Tem viagem espiritual ao passado da cidade grega de Minos, mistérios sobre uma civilização antiga e belos desenhos - as paisagens e a arquitetura são de encher os olhos e a cena do tsunami avançando é impactante.
Tudo emoldurando uma história tocante sobre convivência harmônica e o amor que supera as barreiras do tempo e da morte.
E, apesar do que possa parecer, o roteiro de Noel Van Horn não deixa cair uma só gota de pieguice.
Classificação: