MÔNICA # 221
Autores: Estúdios Mauricio de Sousa (roteiros e desenhos)
Preço: R$ 3,50
Número de páginas: 80
Data de lançamento: Novembro de 2004
Sinopse: Oito histórias inéditas com Mônica, Chico Bento, Coelho Caolho, Tina, Franjinha, Anjinho, Marina e Xaveco.
Positivo/Negativo: Sempre fiel a sua louvável filosofia de educar por meio das histórias em quadrinhos, Mauricio de Sousa apresenta nesta edição a sua mais nova personagem: Dorinha, uma deficiente visual cheia de alegria, que mostra à turminha o valor de cultivar o hábito da inclusão social, condição para que todos se tratem como iguais.
Em sua primeira história, a serelepe garota surpreende os novos amigos com seus sentidos aguçados, provando que, apesar de não enxergar, pode brincar como qualquer criança normal.
A aventura tem aquele tom propositadamente didático, com um humor tão leve quanto a trama exige. Um leitor maduro pode torcer o nariz para o final "meloso", mas certamente as crianças adorarão cada quadrinho dessa marcante HQ. Dorinha é, sem dúvida, cativante.
Ainda nessa linha, Xaveco protagoniza um dos pontos altos da edição. O garoto tem deixado um pouco o papel de mero coadjuvante e vem estrelando aventuras solo de destaque. Fim de semana com o papai mostra a questão dos pais separados, já abordada em Mônica # 218, quando se revelou que o pai e a mãe do personagem não estão mais casados. Além do cunho educativo, que ensina como um filho nessa condição pode levar uma vida equilibrada e feliz, a história rende boas risadas.
Também hilária é O galo, com a Pipa e seu namorado, Zecão. As crises de amnésia do rapaz, provocadas por uma pancada na cabeça, o levam a situações absurdamente engraçadas. Sem dúvida, o melhor da revista.
Esta foi uma edição cheia de surpresas, mas que estão longe de serem as últimas do ano, pois no próximo número acontece a estréia de mais um personagem.
Classificação: