Confins do Universo 221 - Piratas ao mar!
OUÇA
[adrotate group="9"]
Reviews

MÔNICA – 35 ANOS

9 junho 2009


Autores: Estúdio Mauricio de Sousa (textos e desenhos).

Preço: R$ 26,90 (preço variável)

Número de páginas: 112

Data de lançamento: 1999 (1ª edição) e 2004 (2ª edição)

Sinopse: Publicação comemorativa dos 35 anos da Mônica.

A edição, em formato grande, capa cartonada e miolo em papel especial, apresenta sete histórias em quadrinhos inéditas ou republicadas (duas delas divididas em capítulos) e duas entrevistas com Mauricio de Sousa - incluindo uma feita pela própria personagem homenageada -, além de uma galeria de fotos do álbum de família do criador da Turma da Mônica.

Positivo/Negativo: Quando Mônica completou quatro décadas de criação, em 2004, a Editora Globo lançou nas bancas uma edição comemorativa e reeditou outros dois especiais que celebraram, respectivamente, os aniversários de 30 e 35 anos da personagem.

Mas este último não trouxe, em sua reedição, um CD com jogos e outras atrações que seguiram de brinde quando da primeira publicação.

O especial abre com duas entrevistas, uma mais jornalística e outra realizada pela Mônica, que faz perguntas sobre si e sua turma.

Depois, uma galeria de fotos antigas de Mauricio de Sousa e sua família leva o leitor ao passado do artista e apresenta imagens da infância de suas filhas Mônica, Magali e Mariângela (a Maria Cebolinha), inspiradoras de algumas de suas mais queridas criações.

Na sequência, uma história de duas páginas, sem quadros de separação de cenas, em que a menina dentuça recebe presentes de outros personagens de Mauricio de Sousa.

Nessa brincadeira, Mônica recebeu do Louco o livro Sou gorda, mas sou feliz!; Cebolinha deu uma esteira elétrica, segundo ele para ajudar a amiguinha a queimar "calolias"; Cascão presenteou a aniversariante com um vidro de perfume de gambá; Jotalhão se esqueceu de levar o presente; e até a Dona Morte apareceu para entregar uma coroa de flores.

A história principal, Mônica 35 anos, dividida em quatro capítulos, narra a origem de Mauricio de Sousa e sua trajetória no mundo editorial até se tornar um quadrinhista e empresário de sucesso, evidentemente com fatos atualizados até o final da década passada. A HQ faz um apanhado da vitoriosa carreira do criador e de suas criaturas no Brasil e em outros países, valendo-se ainda de fotos para ilustrar algumas passagens.

Também vale destacar a aventura Parque 2023, com muitas páginas e mostrando um divertido exercício de imaginação que se desenrola muitos anos à frente, no Parque da Mônica, e no qual a turma toda já é adulta e tem filhos.

Mesmo publicado pela antiga editora da Turma da Mônica, este álbum ainda aparece no catálogo de muitas livrarias virtuais e é fácil de encontrar em sites de leilão.

Fica a dica para colecionadores ou mesmo leitores ocasionais dos personagens de Mauricio de Sousa adquirir esse belo item da "trilogia" de aniversário da menina mais enfezada dos quadrinhos.

 

Classificação:

4,0

Leia também
[adrotate group="10"]
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA