MÔNICA # 48
Editora: Panini Comics - Revista mensal
Autores: Estúdios Mauricio de Sousa (roteiro e desenhos).
Preço: R$ 4,50
Número de páginas: 80
Data de lançamento: Dezembro de 2010
Sinopse
Advinha quem veio para o Natal - Magali leva Dudu para passar o Natal na casa da Mônica. E finalmente parece que ela encontra um desafio à altura: cuidar do pestinha.
Revirando o baú - Mônica e Cebolinha reviram um baú de coisas velhas da menina. E no meio de brinquedos quebrados, uma surpresa espera por eles.
Foi só uma mentirinha - Papa-Capim tem que lidar com suas mentiras.
Brincadeira perigosa - A turminha às voltas com uma brincadeira perigosa da Mônica.
O que se faz com um cipó - Piteco tentando usar um cipó.
Primavera - Mônica vendo que a primavera pode não ser o que parece.
Surpresa nojenta - Cebolinha e Cascão em mais um plano infalível.
O Lobisomem - Lobi descobre a única coisa que teme.
Não alimento o Monicão - Mônica descobre por que dar comida de gente para animais pode ser perigoso.
Positivo/Negativo
Mauricio de Sousa faz sucesso há mais de 50 anos com suas tiras, quadrinhos, personagens, animações e licenciamentos. Uma parte do seu sucesso se deve ao character design da Turminha, charmoso, simples e fácil de ser reproduzido tanto pelas crianças que desenham o Cebolinha em seus cadernos quanto pelos artistas do seu estúdio.
E a equipe produz em massa: só nesta edição são nove HQs completas e uma tirinha, sem quase nunca variar o traço.
Mas este número se destaca dentre as tantas revistas de Mauricio: nela há uma HQ na qual a arte difere do habitual. Trata-se de O Lobisomem, com desenho original do roteirista Paulo Back, como o próprio Mauricio de Sousa falou em seu microblog no Twitter.
Com um traço próprio, arte-final mais crua e cores mais sombrias, que combinam com a história, a HQ é o ponto alto da edição. Por ser estrelada pelo Lobisomem, da Turma do Penadinho, tem um clima de terror que torna a piada final ainda melhor.
Para o leitor, é muito legal ver uma arte diferente dentro das revistas de linha da Turminha. Acostumados com esse traço pasteurizado já citado, recentemente se pode conhecer a infinidade de possibilidades gráficas que a Mônica e companhia têm nas mãos de diversos artistas nos álbuns MSP 50 e MSP + 50.
Além disso, o leitor pode ver que os artistas do estúdio têm um traço próprio, apesar de tanto tempo trabalhando com o padrão do Mauricio de Sousa.
O resultado é tão bom que o leitor com a esperança de que essa experiência se repita mais vezes. Uma coisa é certa: recentemente, em reportagem no portal Terra, ficou confirmado um álbum nos moldes de MSP 50 com o time de artistas dos estúdios. Visto por essa HQ do Lobisomem, o resultado tende a ser promissor.
Quanto às outras histórias da edição, algumas são muito divertidas, como Adivinha quem veio para o Natal, que coloca Mônica para interagir com o Dudu, e Revirando o baú, que mostra que o amor do Cebolinha pela Mônica vem de longa data. Outras não empolgam tanto, caso das do Piteco e do Papa-Capim. Como em todo mix, altos e baixos, mas que mantêm a revista nos eixos.
Classificação: