Monstress – Despertar
Editora: Pixel Media – Edição especial
Autores: Marjorie Liu (roteiro), Sana Takeda (desenhos e cores). Publicada originalmente em Monstress – Awakening (2016), coletânea que reúne as edições # 1 a # 6 de Monstress.
Preço: R$ 49,90
Número de páginas: 192
Data de lançamento: Janeiro de 2018
Sinopse
Em um mundo alternativo, no inicio do Século 20, uma grande guerra conseguiu ruir as estruturas de duas poderosas civilizações. De um lado, a Federação Humana – por meio das suas bruxas-freira da Ordem de Cumaea – tenta a todo custo aumentar o seu poder para uma eventual continuação do conflito, nem que para isso precise dissecar um sem-número indivíduos de outras raças em busca do poderoso Lilium.
No outro ponto do front, os Reinos Arcânicos (formado por seres antropomórficos) fecham suas fronteiras e tentam somar mais e mais poder ao seu exército, que ainda é governado por seres imortais e tem em sua companhia os exímios gatos de quatro caudas.
No meio disso tudo, a jovem Maika Halfwolf busca vingança pela morte de sua mãe e adentra as fileiras do inimigo para concretizar o seu plano. Entretanto, a arcânica descobre segredos envolvendo sua genitora, em uma conspiração que envolve o poder ancestral que a própria Maika carrega dentro de si e que poderá mudar completamente o destino do planeta.
Positivo/Negativo
Publicado pela Image Comics, Monstress é um exemplo bem-sucedido de como as obras autorais vêm moldando o cenário dos quadrinhos norte-americanos com cada vez mais força, sendo este segmento o que melhor dialoga com o mundo à sua volta.
Vencedora do Prêmio Hugo em 2017 e de cinco Eisners em 2018, esta série é uma envolvente fábula que vai além da reunião de elementos do steampunk, da fantasia oriental e os Kaijus (palavra japonesa que é costumeiramente utilizada para definir monstros gigantes).
Além de seu rico universo e do belo traço que lhe deu uma identidade, a HQ dialoga perfeitamente com o nosso atual período de conflitos sociais e políticos, ultrapassando maniqueísmos ou bandeiras ideológicas em sua narrativa para se debruçar apenas sobre as pessoas e a sua reação perante um mundo assolado pela desesperança e a sede de poder.
A protagonista, Maika Halfwolf (cujo sobrenome poderia ser traduzido como Meiolobo, o que não aconteceu) é uma arcânica mutilada pela guerra e única sobrevivente da batalha que colocou um hiato no conflito. Ela esconde um grande poder desconhecido dentro de si, e para descobrir mais do que existe em seu interior, precisa adentrar em um mundo doentio influenciado pela teocracia das feiticeiras humanas da Cumaea, que manipulam autoridades e população com a justificativa de que os seus feitos são “propriedades divinas”, herança de uma messias que mudou completamente o mundo e seu entendimento sobre as mulheres.
E se na Federação Humana as coisas não são nada esperançosas, o outro lado do front também não tem muito a ser elogiado. Assim, a jovem anti-heroína também precisa se esquivar das intrigas de seu próprio povo, que tem em seus líderes imortais – chamados de Antigos – o reflexo de um mundo alheio às mudanças e à evolução natural de uma sociedade.
Com essa base, tem-se uma coleção de personagens que destilam seus diferentes pontos de vista e funcionam para além de produtos de um meio, funcionando como modificadores da realidade em que vivem e puxando a grande e imprevisível roda do destino deste mundo.
Maika, que carrega em seu semblante uma aparência mais fiel aos humanos do que ao seu próprio povo, não é só uma garota que teme o mal que há dentro de si. Ela dialoga com essa energia e teme quando sente prazer nisso, indo muito além da vingança e se manifestando no calor da caçada ou nos seus piores dias.
Já Kippa, uma garota-raposa salva da dissecação cumaeana por Maika, traz a inocência de uma criança e funciona como a “voz da razão” para a confusa protagonista em muitos momentos da trama. Além de trilhar o seu caminho de conhecimento ao descobrir a si mesma como uma corajosa companheira que aprende a amar as pessoas pelo que são.
Até as impiedosas bruxas-freiras, como a inescrupulosa Sophia e a sua misteriosa mãe Yvette, representam outras tantas interpretações ao longo da narrativa construída por Marjorie Liu, que já confessou em entrevistas ter construído uma série com espaço para discutir o valor da representação feminina e o poder ideológico na construção de uma sociedade.
Em um mundo no qual uma messias oriunda da Galileia mostrou que as mulheres eram as únicas com capacidade para utilizar e canalizar o Lilium, a inversão de “sexo frágil” apenas tirou o protagonismo masculino, mantendo os mesmos aspectos de dominação, intolerância e exploração característicos da humanidade.
Além do intricado roteiro, há a belíssima arte de Sana Takeda. Mesclando as influências dos quadrinhos ocidentais e orientais, a desenhista tem as bases para a criação de um mundo quase onírico, carregado de identidade.
Na sua mistura da mitologia egípcia, da fantasia asiática e do steampunk vitoriano, tem-se uma seleção de imaginativas criaturas que fascinam pela beleza de suas formas e cores, além da imponência de suas caracterizações. Somado a isso, oferece uma narrativa bem coerente e de muito movimento às sequências de ação.
A edição da Pixel Media tem capa luxuosa em relevo, que destaca muito o traço. Porém, o miolo em papel fosco de gramatura reduzida não valoriza as cores originais da história. Além disso, elas grudam rapidamente, o que dá um forte indício de futuros problemas para colecionadores.
A tradução não apresenta problemas aparentes, mas a diagramação dos balões deixou os textos no limite para “estourar”. O acabamento da edição estaria em um patamar salgado pelo custo-benefício. Entretanto, como se desconhecem dados como tiragem, valor dos direitos autorais etc., fica difícil questionar.
Classificação:
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