Confins do Universo 215 - Pelas sete esferas do Dragão!
OUÇA
[adrotate group="9"]
Reviews

MULHER-GATO

1 dezembro 2011

MULHER-GATO

Editora: Abril Jovem - Edição especial

Autores: Mindy Newell (roteiro), J.J. Birch (desenhos e capa), Michael Bair (arte-final) e Adrienne Roy (cores) - Originalmente publicado em Catwoman # 1 a # 4, em 1989.

Preço: NCz$ 50,00 (preço da época)

Número de páginas: 96

Data de lançamento: Dezembro de 1989

 

Sinopse

Selina Kyle é uma prostituta como tantas outras nas sórdidas ruas de Gotham City, arriscando a sorte a cada noite, em cada esquina, trabalhando como dominatrix para clientes tarados e submissos.

Violentamente espancada pelo cafetão Stan e jogada próxima a um beco imundo, é socorrida por sua irmã Magdalene - uma freira neófita na cidade.

Não muito tempo depois, conhece o persistente detetive Flannery, passa a treinar com o ex-boxeador Ted Grant, mantém a amizade e cuidado de sua amiga Holly, procura por sua irmã Maggie Kyle e prepara sua vingança contra Stan.

O tempo de humilhações acabou. Inspirada pelo novo vigilante que patrulha Gotham, Selina decide se tornar uma aventureira da noite: a Mulher-Gato.

Positivo/Negativo

Pode-se afirmar, sem soçobros, que Batman - Ano Um não é uma história somente a respeito do surgimento do vigilante noturno de Gotham City. É uma trama una, fazendo surgir acontecimentos paralelos que se desenvolvem e englobam outros personagens do extenso universo do Morcego.

Além do Batman, outra criatura notívaga deu às caras nesta reinterpretação pós-Crise nas infinitas Terras: uma das mais populares inimigas do herói, a furtiva Mulher-Gato.

Na primeira e terceira partes de Ano Um, Selina é apresentada como uma mera prostituta coadjuvante, até se inspirar nas ações de Batman e passar a agir também como vigilante, usando uma antiga fantasia fetichista de temática felina.

Nesta edição, é tempo de explorar e abranger sua vida durante esses acontecimentos, e quais foram as reais motivações que a levaram a ter dupla identidade. Para fielmente adequar o enredo aos eventos de Ano Um, várias páginas e diálogos originais foram inseridos nesta narrativa (com a arte de J.J. Birch, pseudônimo de Joseph Brozowski), expandindo a trama central de Frank Miller.

De início, pouco do perfil centrado e autoconfiante da personagem é visto. Ela ainda não demonstrava tais qualidades de personalidade, ficando à mercê dos desmandos de seu "dono".

Aos poucos, seu famoso caráter começa aflorar.

É mostrado seu treinamento com Ted Grant (o Pantera) e as consequentes habilidades de luta demonstradas em Ano Um, ao mesmo tempo em que faz emergir uma confiança e destemor como jamais dantes - ao menos não desde que era uma criança ginasta nos tempos de reformatório, de acordo com Catwoman # 0 (publicada em Batman # 0, em 1996, pela mesma Abril).

A estética do roteiro deixa claro um contraste propositalmente utilizado quando as irmãs Kyle se encontram: uma sendo freira, sempre solícita, enquanto a outra é independente, com temperamento forte e obstinado.

Apesar de hesitar, Selina não arrisca prolongar o relacionamento afetivo com sua irmã, para evitar mais perigos à sua familiar. Mas o tempo faria seus caminhos se cruzarem novamente, como visto recentemente na saga A noite mais densa.

E no que possivelmente seja a cena mais marcante da revista, rola o início da turva relação entre a Mulher-Gato e Batman com um beijo ardente, embora efêmero.

Posteriormente aos eventos da saga Zero Hora, na década de 1990, essa "primeira" origem sofreu reformulações (conforme a segunda edição anual da personagem, em 1995), postulando que Selina fora uma ladra que fingira se prostituir para cometer seus crimes.

"Nas ruínas da inocência, nasce a inimiga de Batman". Assim está escrito na capa, bem ao lado de duas imagens que refletem algumas das muitas vidas que Selina Kyle haveria de ter em sua conturbada carreira. Um renascer após o outro.

Uma conveniente analogia ao cabalístico dom do animal que lhe empresta o nome. E uma leitura bastante recomendada.

Classificação:

4,0

Leia também
[adrotate group="10"]
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA