MULHERES
Título: MULHERES (Zarabatana)
- Edição especial
Autor: Yoshihiro Tatsumi (texto e arte).
Preço: R$ 33,00
Número de páginas: 160
Data de lançamento: Maio de 2007
Sinopse: Coletânea de seis histórias de Yoshihiro Tatsumi protagonizadas por mulheres.
Positivo/Negativo: Mulheres reforça a vocação da Zarabatana para garimpar quadrinhos tão bons quanto surpreendentes - onde quer que eles estejam.
Tatsumi é um mangaká clássico. É dito como o criador do termo gekigá, que significa literalmente "desenhos dramáticos", mas, na prática, acaba designando as graphic novels do Japão.
No Brasil, porém, a despeito de todos os mangás que saíram nos últimos anos por diversas editoras, permanecia inédito e desconhecido. É assim que Mulheres se revela uma bela surpresa.
As seis histórias são devastadoras. Falam de mulheres marcantes, que tocam uma merreca de vidinha a partir da derrocada de seus amantes.
Há outra grande liga no volume, motor do cenário falimentar das HQs: a crise que atinge o Japão na época, que Tatsumi faz questão de mostrar que não é meramente uma questão econômica. Quem está falindo não são as empresas: as pessoas afundam junto.
Com desenhos simples e profundamente eficientes, que fogem dos clichês dos mangás, Tatsumi constrói uma obra vigorosa, que deixa o leitor ansiando por mais.
A edição da Zarabatana é cuidada, não só no aspecto gráfico, mas também no conteúdo: há uma vasta e bem-vinda introdução da professora Sonia M. Bibe Luyten, especialista em mangás, que contextualiza e aprofunda aspectos do autor e da obra.
Tomara que o cuidado atraia mais leitores - e que, por conseqüência, Tatsumi tenha mais mangás publicados por aqui.
Classificação: