Confins do Universo 216 - Editoras brasileiras # 6: Que Figura!
OUÇA
[adrotate group="9"]
Reviews

MULHERES ALTERADAS 1

1 dezembro 2003


Autores: Maitena (texto e arte).

Preço: R$ 32,00

Número de Páginas: 80

Data de lançamento: Fevereiro de 2003

Sinopse: Coletânea de charges baseadas nos temas femininos universais - corpo, moda, homens, amores, família, filhos, trabalho, o passar do tempo e a falta do mesmo -, tratados com muito humor pela argentina Maitena, sucesso em vários países do mundo.

Compiladas em livros, suas histórias já foram lançadas na Espanha, França, Portugal, Alemanha e Uruguai. Afinal, qual mulher, seja de que nacionalidade for, não se identifica com as "seis coisas tipicamente femininas", como comprar roupas em liquidação e nunca usar, tratar os namorados como pais e os maridos como filhos, dar conselhos sobre coisas que jamais conseguimos resolver, ter ciúmes residuais, sentir culpa?

Positivo/Negativo: Atualmente, Maitena tem sua obra traduzida em mais de 15 países, e publica em importantes revistas e jornais do mundo, como o espanhol El País; o italiano La Stampa; El Mercúrio, do Chile; El Nacional, da Venezuela; o francês Le Figaro, entre outros.

Este primeiro livro da série Mulheres Alteradas, com trabalhos publicados na Argentina em 1993 e 1994, marca sua estréia no Brasil. E a Rocco deu um banho em qualquer editora de quadrinhos do mercado, com a estratégia adotada para o lançamento!

Como Maitena era uma quase desconhecida por aqui, tratou de fazer uma pesada campanha de marketing, veiculando anúncios em jornais, oferecendo pautas e entrevistas com a autora para jornais e revistas, e até distribuindo mini-revistas de Mulheres Alteradas em publicações voltadas para o público feminino.

O resultado? Na listagem de março, o álbum ocupa a segunda posição na lista dos best sellers da editora, atrás apenas de Paulo Coelho, mas à frente dos quatro livros de Harry Potter!

Por conta disso, um segundo volume saiu em maio, e a Rocco já anunciou o lançamento dos outros três volumes da série, e do novo sucesso de Maitena, Superadas.

Claro que, para isso, o produto precisa ter qualidade, mas engana-se quem acha que Maitena é um gênio dos quadrinhos, como seu compatriota Quino. Não, mas é muito competente no que faz! O seu traço não apresenta grandes virtudes, mas é enxuto o suficiente para transmitir as mensagens de suas piadas.

E é justamente nesse último ponto que se encontra o "segredo" de Maitena. Ela só transforma em piadas coisas óbvias, que, por isso mesmo, tornam-se engraçadas. Durante a leitura do livro, é impossível não encontrar alguma situação pela qual já não tenhamos passado.

Brigas por causa do controle remoto, as neuroses femininas com a balança, ciúmes, a relação com os sogros, atrasos de menstruação, a avidez pelas compras, tudo está lá. Quer coisa mais normal que isso? Mas quando Maitena exagera as situações, acaba conquistando o leitor.

Assim, devido ao sucesso em vários países, fica difícil discordar da autora quando ela afirma que as mulheres são mesmo muito parecidas em todo o mundo.

Os alvos principais da chargista são as "alteradas" de 15 a 50 anos, mas os homens que têm mulheres em suas vidas também se divertirão, especialmente nas piadas em que estão envolvidos.

Mulheres Alteradas 1 consagra o humor do óbvio. Ponto para Maitena, que consegue extrair daí suas piadas. E, novamente, parabéns à Rocco pela estratégia de negócios que adotou para a série.

Classificação:

4,0

Leia também
[adrotate group="10"]
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA