Confins do Universo 217 - Snikt! Wolverine: o melhor naquilo que faz!
OUÇA
[adrotate group="9"]
Reviews

MULHERES ALTERADAS # 4

1 dezembro 2004


Autores: Maitena (roteiro e arte).

Preço: R$ 35,00

Número de páginas: 96

Data de lançamento: Setembro de 2004

Sinopse: Antologia de cartuns da argentina Maitena.

Positivo/Negativo: A cartunista Maitena chega ao seu quarto álbum de cartuns no Brasil com boa repercussão e vendendo bem - ainda mais quando se leva em consideração que o público-alvo está bem distante daquele que consome quadrinhos no País, as mulheres com mais de 20 anos.

O motivo disso é bem simples: Maitena pegou a contramão na produção de seu material, mas foi ao encontro dos anseios de suas leitoras.

A parcela realmente significativa dos quadrinhos de super-heróis mostra personagens e situações que o leitor supostamente gostaria de viver. Ainda que ele se reconheça em Peter Parker, a história só acontece porque o rapaz tem secretamente os poderes do Homem-Aranha, e esse é o mote das aventuras.

Já a matéria-prima de Maitena é a identificação. O que ela produz é muito, mas muito próximo mesmo, da vida do leitor (e especialmente da leitora!). Se não são muitos os quadrinhos assim por aqui, que se dirá dos que provocam a identificação de mulheres maduras! Por exemplo: Love Hina foi um mangá que trabalhou ao extremo com a identificação do público, mas era para uma garotada que estuda e está no descobrindo a vida afetiva.

Maitena consegue desenhar perfeitamente o universo de sua leitora, que ri da própria desgraça. Suas personagens não conseguem domar marido e filhos, desconhecem o homem ideal, têm problemas com o corpo, sentem angústia ao se vestir e não lidam bem com o envelhecimento.

Se essa é a solução, também é o principal limitador da autora. O humor se constrói pelo acúmulo de situações da vida real e não chega a ter grande graça. É charmoso e elegante, sem dúvida, reforçado pelo traço absolutamente bem resolvido e pelas cores cativantes. Mas, ao se basear em pequenas vinganças do cotidiano, dificilmente arranca uma boa risada.

Classificação:

4,0

Leia também
[adrotate group="10"]
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA