NARUTO # 19
Autor: Masashi Kishimoto (roteiro e desenhos).
Preço: R$ 9,90
Número de páginas: 192
Data de lançamento: Novembro de 2008
Sinopse: Tsunade parece que vai aceitar a proposta de Orochimaru, Mas Jiraya e Naruto pretendem impedi-lo.
Positivo/Negativo: Na edição anterior, a história triste de Tsunade foi contada. Numa batalha, ela perdeu seu irmão menor e o grande amor da vida dela, mesmo sendo uma ninja com poderes medicinais. Isso é uma grande sombra em seu passado.
Em cima desse drama, Orochimaru tenta seduzi-la. O vilão oferece seus sórdidos poderes de trazer pessoas de volta à vida em troca de ser curado. Tsunade, aparentemente fica tentada, mas Jiraya e os outros tentam impedi-la.
Nesse ponto, o autor Masashi Kishimoto usa com precisão toda a sua técnica narrativa para criar um clímax imperdível. Fechar o volume 18 e não querer ler o 19 é impensável.
O autor faz mais: cria toda uma expectativa em cima desse fato e a quebra de maneira incrível, levando Naruto a um nível alto de qualidade de história, só comparável a clássicos do gênero como Dragon Ball e Cavaleiros do Zodíaco.
Um ponto interessante é que, nesta edição, uma das melhores do mangá até agora no que se refere à narrativa e ao desenvolvimento do roteiro, Kishimoto volta a falar, nos free talks, de seu árduo trabalho para se tornar um autor.
Segundo ele, depois de vencer o seu primeiro concurso, ele tentou publicar diversos outros trabalhos, mas sempre esbarrou na má avaliação que os editores faziam de seu material, com a qual ele concordava muitas vezes.
Mostrando muita humildade e determinação, após acabar a faculdade, Kishimoto passou dois anos mergulhado em bibliotecas e livros, estudando como escrever uma história, desenhar storyboards, misleads, criar suspenses, pontos-chave, composição em três atos, ordem de setup etc.
O fruto desse estudo é visível nas páginas do mangá, mostrando que talento apenas não bastou. Também foi necessário muito estudo e dedicação para que ele alcançasse o patamar de Naruto.
Muitos leitores que se inspiram no trabalho desse e de outros autores para tentar rascunhar suas histórias poderiam tomar esse case de sucesso e buscar sempre se aprimorar bastante antes de arriscar no mundo dos quadrinhos.
Classificação: