NEW X-MEN ANNUAL 2001
Título: NEW X-MEN ANNUAL 2001 (Marvel Comics) - Edição Especial Anual (Inédito no Brasil)
Autores: Grant Morrison (Argumento), Leinil Yu (desenhos), Gerry Alanguilan (arte-final) e Hi-Fi Designs (Cores).
Preço: U$ 3.50
Data de lançamento: Outubro de 2001
Sinopse: A história The Man from Room X (O Homem da Sala X) se passa na China. Diversos mutantes locais são comercializados por Ao Jun, um membro do exército chinês. Entre eles se encontra o poderoso Xorn, preso por muitas décadas em Feng Tu (referência mitológica à cidade capital do inferno), uma prisão dos tempos da guerra fria, localizada na província de Ningxia Hui.
O homem que está comprando Xorn, e outros mutantes é John Sublime, líder do movimento U-Men. Ele acredita que a humanidade tem uma terceira opção (além da via mutante ou da extinção natural), que é a evolução forçada, com uso de transplantes de órgãos e tecidos mutantes.
Os X-Men vão para Hong Kong a pedido de Domino (aquela da X-Force). Ela revela que Xavier abriu escritórios da Corporação X não só naquela cidade, mas também em Amsterdã, Mumbai (antiga cidade de Bombaim, na Índia) e Melbourne.
O propósito da Corporação X é monitorar as violações de direitos mutantes na Ásia. Além de Domino, a outra mutante que fazia parte da companhia é Risque, que foi assassinada.
Domino e os X-Men (Wolverine, Emma Frost, Fera, Ciclope) atacam Ao June e seus asseclas em Hong Kong, encontrando pistas que vão levá-los a Xorn.
Ao Jun trai Sublime e os X-Men evitam que Xorn destrua o planeta. Ciclope convence o mutante a se juntar a eles.
Positivo/Negativo: A Marvel continua com suas diversas inovações. Desta vez é o formato widescreen. A revista tem as medidas de uma tradicional, mas deitada. Sua maior largura no sentido horizontal proporciona excelentes oportunidades de desenho, muito bem aproveitados por Leinil Yu, que continua excelente.
A revista tem cenas espetaculares. Nas mãos de bons artistas este novo formato suporta uma imensa variedade de diagramações e possibilidades narrativas.
A trama de Morrison é ligeiramente confusa, mas interessante. Ainda mais, levando-se em conta que o tema da edição é a comercialização de órgãos.
A história introduz o personagem John Sublime e seus U-Men, que voltarão na saga Germ Free Generation.
A capa deveria ter sido feita num papel um pouco mais pesado, pois o formato necessita disso.
Classificação: