NIGHTWING SECRET FILES & ORIGINS
Editora: DC Comics - Edição especial
Autores: Taking wing - Chuck Dixon (roteiro), Scott McDaniel (desenhos), Karl Story (arte-final) e Roberta Tewes (colorista);
Lost pages: Teen Titans - Devin Grayson (roteiro), Phil Jimenez (desenhos), Mark McKenna (arte-final) e Adrienne Roy (cores);
Day in the life of Nite-Wing - Chuck Dixon (roteiro), Andy Kuhn (desenhos) e Roberta Tewes (cores);
Nightwing's Romances - Devin Grayson (roteiro) e Brian Stelfreeze (arte, cor e separações).
Preço: US$ 4,95
Número de páginas: 64
Data de lançamento: Outubro de 1999
Sinopse
Taking wing - Enquanto se recupera dos ferimentos decorrentes da invasão a Black Gate, Asa Noturna imagina um encontro com Robin e relembra toda a sua trajetória heroica.
Lost pages - Teen Titans - Dick Grayson, em seus tempos de Robin, percebe que poderá contar sempre com o apoio dos Titãs para superar seus traumas e frustrações.
Day in the life of Nite-Wing - Como indica o título, um dia na vida do perturbado vigilante mascarado Nite-Wing.
Nightwing's Romances - Dick Grayson e Barbara Gordon conversam sobre as experiências amorosas do ex-Menino Prodígio.
Positivo/Negativo
Dick Grayson é um dos grandes ícones das HQs de super-heróis, presença marcante na cultura pop e no imaginário coletivo por meio de filmes e seriados televisivos. Como primeiro Robin, foi o parceiro juvenil original, de Batman, inspirando uma legião de sidekicks e a formação da Turma Titã.
Mudando sua identidade para Asa Noturna, tornou-se um herói de personalidade própria e grandeza única, líder máximo dos Novos Titãs. Além disso, já chegou a atuar sob a identidade do Homem-Morcego em duas ocasiões distintas, durante a saga Filho Pródigo e após a recente Batman - Descanse em paz, idealizada por Grant Morrison.
Contudo, uma das melhores fases do herói foi a estreia de seu título mensal, em 1996, com texto do competente Chuck Dixon e a boa arte de Scott McDaniel. A dupla posicionou Asa Noturna como protetor da cidade de Blüdhaven, dando-lhe novo propósito, inimigos renovados e todo um elenco de apoio que revitalizou seu universo.
Este Nightwing Secret Files & Origins é a oportunidade perfeita para conhecer tudo sobre o herói e relembrar momentos marcantes de sua jornada.
Com o traço cinético, dinâmico e energético de Scott McDaniel, a primeira história do especial apresenta a origem de Asa Noturna no contexto de sua série mensal dos anos 1990, mas resgatando elementos de versões anteriores do mito.
Assim, o roteirista Chuck Dixon remete à primeira aparição de Robin nos quadrinhos, com o assassinato de seus pais e a posterior adoção do garoto por Bruce Wayne, a participação nos Titãs e a transição da identidade para Asa Noturna. São fatos bem conhecidos pelos fãs, mas que sempre garantem uma narrativa interessante.
Curiosamente, foi aqui que Dixon introduziu, pela primeira vez depois da Crise, a ligação entre Dick Grayson e Superman, com a lenda do Asa Noturna kryptoniano explicando a escolha de sua nova identidade heroica.
Os criadores retomariam o tema no arco de histórias Asa Noturna - Ano um, de 2005. Embora seja fiel à maioria das HQs clássicas que menciona nesta revista, Dixon faz pequenas alterações na cronologia pregressa do personagem, com o objetivo de adaptá-la ao contexto do título mensal que escrevia na época. É uma atitude compreensível, mas que pode desagradar leitores antigos.
Dignas de nota são as duas histórias curtas assinadas por uma escritora perita em Dick Grayson, sua "parente" Devin Grayson. Ela já revelou em entrevistas que decidiu escrever quadrinhos justamente por conta de sua paixão pelo personagem e seu relacionamento com Batman, e foi a escolhida para substituir Dixon no título mensal do Asa Noturna, tempos atrás.
Aqui, Devin relembra com propriedade os tempos de Dick como Robin à frente dos Novos Titãs, num conto de quatro páginas ilustrado por Phil Jimenez, que presta singela homenagem à fase da equipe produzida por Marv Wolfman e George Pérez.
Mesmo focando o passado, Devin consegue impacto emocional diferenciado e imprime sua marca pessoal no espírito dos jovens heróis. O tema é o trauma de Dick devido à perda de seus pais, e como os Titãs estão sempre dispostos a apoiá-lo.
A dupla Grayson e Jimenez apresentou, numa ocasião distinta, um dos maiores épicos da jovem superequipe do Universo DC, a minissérie JLA/Titans, que relançou os heróis para uma nova direção na editora.
E com arte de Brian Stelfreeze, Dick Grayson e Barbara Gordon (a ex-Batgirl que adotou a identidade de Oráculo) relembram os amores da vida do vigilante, com diálogos espertos e bem-humorados. São apenas três páginas, mas de caracterizações bem cuidadas, que demonstram todo o carinho da autora pelos heróis de Gotham City.
Como era tradição nos especiais Secret Files da DC Comics, esta edição traz 12 fichas ilustradas de personagens, um mapa de Blüdhaven e notas do submundo da cidade, além de uma linha do tempo detalhada sobre a vida de Asa Noturna.
Para resumir, a revista é uma prova do cuidado da DC com um de seus mais queridos super-heróis.
Classificação: