Níquel Náusea - Cadê o Ratinho do Titio?
Editora: Devir Livraria - Edição especial
Autor: Fernando Gonsales (texto e arte).
Preço: R$ 24,00
Número de páginas: 48
Data de lançamento: Dezembro de 2011
Sinopse
Décima primeira coletânea da série Níquel Náusea, de Fernando Gonsales, com mais de 200 tiras coloridas.
Positivo/Negativo
Desde 1981, Fernando Gonsales, que também é veterinário e biólogo, publica tiras que, invariavelmente, têm como tema o reino animal. É fácil imaginar que isso limitaria o seu trabalho, mas não. Mais de 30 anos depois, o autor ainda continua fazendo o seu público rir. E sem se repetir.
É impressionante a capacidade de Gonsales para transformar em tiras ligadas a bichos os mais variados temas. Neste livro, por exemplo, dois camelos brigam até que um peça "água".
A fauna é tão variada que, apesar de Níquel Náusea dar nome à série e ao álbum, ele e seus coadjuvantes (como o Rato Ruter, o Sábio do Buraco e a barata Flit) nem aparecem muito. Em compensação, tem jabuti, mariposa, jacaré, pavão, avestruz, cobra, cachorro, dragão, formiga, tubarão e muitos outros bichos.
Além disso, as tiras deste livro trazem algumas presenças ilustres, como os três porquinhos, lobo mau, Pateta, Papai Noel, King Kong, Tarzan, Chapeuzinho Vermelho e Superman.
E o melhor de tudo é que Gonsales mantém sempre o mesmo (alto) nível no seu trabalho. Com boas piadas e um desenhos pra lá de expressivo e engraçado.
Mais uma vez, merece elogios o agradável projeto gráfico, de autoria de Gonsales, sempre com uma vinheta vertical ladeando as cinco tiras de cada página.
Editorialmente, o trabalho da Devir é caprichado, mas bem que a editora poderia diminuir o intervalo (que hoje é de um ano) entre um álbum e outro de Níquel Náusea. Seria "o bicho"!
Classificação