NÍQUEL NÁUSEA – VÁ PENTEAR MACACOS
Título: NÍQUEL NÁUSEA – VÁ PENTEAR MACACOS (Devir) - Edição especial
Autor: Fernando Gonsales (texto e arte).
Preço: R$ 23,00
Número de páginas: 48
Data de lançamento: Julho de 2004
Sinopse: Antologia de tiras de Níquel Náusea, publicadas em jornais como Folha de S.Paulo e Zero Hora.
Positivo/Negativo: Graaaaaaaande Fernando Gonsales! Como é bom ter álbuns desse autor lançados pela Devir, com papel bonitão, em cores, tamanho decente e impressão de qualidade!
Todo esse cuidado pelo formato contrasta com o conteúdo das tiras. Expressionista, Fernando Gonsales deforma suas criaturas como se comandasse um circo de horrores. Muitas vezes, suas tiras até poderiam dispensar a piada. A morfologia dos seus animais é tão grotesca que já rendem gargalhadas.
Pra quem duvida, veja os caramujos da página 20 (terceira tira), o porco da 27 (segunda tira, segundo quadro) e o passarinho da 47 (segunda tira).
Além disso, Gonsales é mestre no ritmo das tiras, valendo-se de cortes bruscos para surpreender com o humor de seu mundo surreal, em que animais e seres mitológicos só não são mais patéticos que os humanos.
No aspecto gráfico, o álbum está impecável. Ponto para a criativa diagramação de Gonsales nas laterais das tiras. Só um "puxão de orelha" para um "fascínoras" que passou na página 12 - não há o "s" antes do "c".
Pra terminar, um "alô" pra Devir: está "caindo de maduro" um álbum recuperando as histórias de Vostradeis, o profeta picareta criado por Gonsales na primeira geração de sua extinta revista mais ou menos mensal.
Classificação: