Confins do Universo 215 - Pelas sete esferas do Dragão!
OUÇA
[adrotate group="9"]
Reviews

NOVA HÉLADE # 1

1 dezembro 2010

NOVA HÉLADE # 1

Editora: 4º Mundo - Minissérie

Autores: Cadu Simões (roteiro) e Angelo Ron (desenhos).

Preço: R$ 1,00

Número de páginas: 16

Data de lançamento: Junho de 2008

 

Sinopse

Nova Hélade mostra os heróis da mitologia grega em um cenário futurista cyberpunk, acompanhando as aventuras de Teseu, Hércules, Perseu e Ajax.

Positivo/Negativo

Nova Hélade é um projeto audacioso do roteirista Cadu Simões, que se propõe a criar um cenário futurista cyberpunk povoado pelos heróis e mitos gregos. Envolve histórias em quadrinhos e a elaboração de um futuro cenário de RPG, como o autor menciona no editorial deste primeiro número do fanzine.

A ideia é interessante, guardando semelhanças com a série Percy Jackson e os Olimpianos, do escritor Rick Riordan, que traz os heróis gregos para o tempo presente. Mas o cenário de Simões mira num público mais velho que o de Riordan.

No primeiro número já são apresentados os protagonistas Hércules, Teseu e Perseu, além de Ajax. E também a escola cyberpunk em que estudam, no melhor estilo do RPG Shadowrun, inspiração confessa de Simões.

O roteiro começa apresentando os heróis e o universo, indo direto para a ação. Como se trata de uma história curta, há pouco tempo para criar interesse e o gancho para o próximo capítulo.

O desenho de Angelo Ron é promissor, mas ainda carece de aperfeiçoamento, sobretudo nos rostos e expressões dos personagens. Entretanto, apresenta uma boa composição de cenários e um detalhismo interessante.

A cena de abertura, da luta no teatro, lembra muito a batalha de Seiya e Cassius em Cavaleiros do Zodíaco. Isso se explica pelo fato de tanto o mangá quanto esta HQ nacional se inspirarem nos mesmos mitos gregos.

A edição é um zine na acepção mais tosca da palavra. O objetivo dos autores era apenas colocar a HQ no papel, pois o foco principal da publicação é na internet, no site Nova Hélade, no qual a trama está bem mais avançada. Isso explica o formato diminuto, refile ruim e a fonte minúscula utilizada. Felizmente, o preço é camarada.

O ponto alto são as matérias e artigos de Simões, acrescentando informações ao seu cenário. A falta de uma revisão mais acurada é sentida, mas, no geral, o texto é muito bom.

Por tudo isso, Nova Hélade é uma HQ de ação e aventura que merece a atenção de quem se interessar por esse tipo de narrativa.

Classificação:

4,0

Leia também
[adrotate group="10"]
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA