NOVOS TITÃS # 11
Título: NOVOS TITÃS # 11 (Panini
Comics) - Revista mensal
Autores: Novos Titãs - Geoff Johns (roteiro) e Mike McKone
(desenhos);
Renegados - Judd Winick (roteiro) e Tom Derenick (desenhos);
Robin - Bill Willingham (roteiro) e Damion Scott (desenhos);
Aves de Rapina - Gail Simone (roteiro) e Ed Benes (desenhos).
Preço: R$ 6,90
Número de páginas: 96
Data de lançamento: Maio de 2005
Sinopse: Novos Titãs - Em desvantagem em meio ao Irmão Sangue e todos seus acólitos, os Titãs ainda têm que lidar com a intervenção do Exterminador e sua filha Devastadora.
Renegados - De volta à ativa, Arsenal recebe novas pistas de seu informante misterioso.
Robin - Com Tim Drake fora do combate ao crime, alguém se dispõe a assumir seu papel.
Aves de Rapina - A equipe de Oráculo tem que impedir Lince de se vingar do Senador Pullman e fazê-lo pagar por seus crimes.
Positivo/Negativo: A quantidade de acólitos da Igreja de Sangue é o menor dos problemas que os Titãs têm de enfrentar nesta edição. A tentativa de manter Ravena livre da influência do vilão e as chantagens do Exterminador exigem um esforço psicológico muito grande, principalmente para Estelar, Robin e Mutano.
É o teste definitivo que Geoff Johns impõe à equipe para definir as bases de sua união. Agora, quando tudo parece perdido, todos os fantasmas do passado dos Titãs se colocam diante deles e se multiplicam com uma revelação sobre a ligação de Ravena com a Igreja de Sangue.
Judd Winick faz questão de sempre revirar os relacionamentos entre os membros do Renegados. Especialmente no caso de Asa Noturna, o roteirista parece ter algo chocante em mente.
Por outro lado, o afeto entre Morfo e Índigo é um elemento divertido na trama, que pode gerar uma série de momentos inventivos por parte de Winick para retratar os clássicos namoros entre companheiros de equipe.
É inquietante o que Bill Willingham faz com Robin. A maneira como o roteirista caracteriza os personagens e desenvolve a trama parece esconder o artifício de um escritor genial para expor seu conceito sobre o Menino Prodígio. São tão gritantes as rupturas com tudo que se conhece não só sobre Tim Drake, mas também Batman e Alfred, que parecem ser uma forma de provar pelo absurdo que apenas Tim é capaz de vestir o uniforme de Robin atualmente.
Como já demonstrou antes, Willingham trata de maneira diferente, com muito mais sobriedade, os coadjuvantes novos da série. Nesta edição finalmente acontece o desenrolar do relacionamento de Tim com sua admiradora do colégio, filha de um chefe da máfia.
Em meio a toda ação da conclusão da aventura de Aves de Rapina, Gail Simone injeta o máximo de conflitos entre as personagens, para justificar seus atos. Sem partir para subtramas complicadas, uma teia de relacionamentos se formou entre a equipe, a vilã Lince e o senador Pullman (que, aliás, tem tudo para ser mais explorado).
Especialmente a relação entre Canário Negro e Shiva reforçou o caráter de ambas, que ao longo dos anos sofreram uma revisão após a outra e acabaram por perder sua identidade.
Classificação: