NOVOS TITÃS # 4
Autores: Novos Titãs - Geoff Johns (roteiro) e Mike McKone (desenhos);
Renegados - Judd Winick (roteiro) e Chris Cross (desenhos);
Aves de Rapina - Gail Simone (roteiro) e Ed Benes (desenhos);
Arquivos Secretos - Aves de Rapina - Paul Storrie e Scott Young (roteiro) e Jefrey Henderson e Phil Winslade (desenhos);
Arquivos Secretos - Novos Titãs/Renegados - Phil Jimenez (roteiro e desenhos).
Preço: R$ 6,50
Número de páginas: 96
Data de lançamento: Outubro de 2004
Sinopse: Renegados - A equipe descobre o sombrio plano do Irmão Sangue para dominar o mundo. Agora, a vida de um dos integrantes corre risco.
Novos Titãs - Jericó, agora no corpo de seu pai, quer impedir que "crianças fantasiadas" morram... nem que pra isso precise acabar com os Titãs.
Aves de Rapina - Canário Negro e Caçadora enfrentam Creote e Savante!
E ainda: os Arquivos Secretos dos Titãs e Aves de Rapina.
Positivo/Negativo: Geoff Johns põe o máximo de tensão em cada página e todas as tramas apresentadas até aqui parecem estar chegando ao seu ponto crítico. Individual ou coletivamente, os personagens parecem estar no limiar de várias mudanças. Assim, tanto os veteranos quanto os novatos têm suas próprias motivações exploradas por igual.
Com a maior dose de ação deste número, a arte de Mike Mckone se mostra mais cinematográfica e a aparição do novo Kid Flash no final é mostrada realmente em grande estilo.
Os Renegados seguem o rastro do Irmão Sangue e Winnick acerta a mão fazendo suas piadas em momentos descontraídos, em vez de colocá-las no meio do combate. É nessas passagens que o roteirista consegue trabalhar melhor o relacionamento do grupo, com diálogos que saem do óbvio e conduzem bem a trama, sem apelar para os recursos arrasa-quarteirão que usou nas primeiras edições.
Gail Simone conclui este primeiro arco de Aves de Rapina sem deixar a peteca cair, e ainda insere algumas sacadas interessantes. Com todo cenário crítico que armou, a autora garantiu que as três protagonistas recebessem a mesma atenção no desfecho. Até Oráculo, isolada em seu esconderijo, participa da ação, um sinal de que a roteirista sabe como lidar com a "distância" da equipe.
Simone também surpreendeu ao usar suas referências em idiomas diversos como curingas (sem trocadilhos), e o que todos consideraram um erro na edição anterior era a chave para desvendar a identidade de Savant.
As duas histórias do grupo tiradas da série Arquivos Secretos dão a entender que Simone é a pessoa certa para seguir nessa abordagem. Ambas (escritas por homens) se limitam a clichês e um excesso de falas e recordatórios sem o charme da escritora titular. Os desenhos são fracos e também foram prejudicados por uma arte-final um tanto tosca.
A aventura dos Novos Titãs/Renegados não é dos melhores trabalhos de Phil Jimenez. O autor tenta dizer demais, não chega a lugar algum e ainda encerra com o maior clichê possível para a situação. Um desperdício, se considerarmos que muito já foi dito sobre a morte de Donna Troy em aventuras passadas das duas equipes. Fica parecendo "encheção de lingüiça".
No aspecto editorial, houve alguns descuidos. Uma página foi repetida (67-68), segundo a Panini por um erro da gráfica; e o quadro com as super-heroínas no computador de Oráculo (página 36) foi letreirado sem que o original fosse devidamente apagado. O pior é que até os nomes que não são traduzidos saíram borrados porque as letras maiúsculas do gibi americano foram mudadas para minúsculas aqui.
Classificação: