O CONTÍNUO # 2
Título: O CONTÍNUO # 2 (Fanzine) - Edição trimestral
Autores: Dalton Correa Soares e Pedro Felício (roteiros) e Alcimar Frazão, Pedro Bottino e Rafael Mathé (desenhos).
Preço: R$ 3,00
Número de páginas: 40
Data de lançamento: Junho de 2005
Sinopse: Segundo número da revista mix de produção independente de estudantes de artes plásticas da Escola de Comunicação e Artes da USP, com três histórias essencialmente urbanas e de caráter autoral.
Positivo/Negativo: A revista tem como linha editorial HQs que têm como pano de fundo o cenário urbano, sejam os protagonistas crianças satanistas, fantasmas ou um cachorro.
A primeira história tem roteiro de Pedro Felício e arte de Alcimar Frazão. Intitulada O vizinho mora ao lado, a trama é sobre um grupo de crianças que tenta invocar um demônio e acaba perdendo o controle. Bastante visceral, lembra o estilo dos quadrinhos do britânico Garth Ennis, que não por acaso, é homenageado na revista.
Os desenhos de Alcimar estão bem interessantes, com um traço sujo, que ajuda a passar o clima macabro. Outro ponto interessante é a alternância de páginas pares escuras, com as cenas acontecendo no presente, e páginas ímpares claras, com flashbacks. O resultado agrada.
A segunda HQ é Lórdi, escrita por Pedro Felício e com desenhos de Mathé e arte-final de Vitor Flynn. É o ponto alto da revista. Conta vida de um cão que mora nos fundos de uma barbearia e tem de evitar um assalto. O protagonista, aparentemente simples, mostra alguma complexidade quando precisa resolver alguns dilemas. Os homenageados da vez são Mr. Bones e Paul Auster.
Fechando a edição, Necrópole, de Dalton Correa Soares (roteiro) e Pedro Bottino (desenhos). O traço é o mais agradável e combina com o clima da história, que mostra uma moça bonita procurando companhia numa balada.
Num espaço curto de tempo, os autores criam uma expectativa e um desfecho interessante. Apesar desse tipo de história já ter se tornado um pouco clichê, não há deméritos na HQ.
Em um epílogo de uma página, é explicado o caso das pombas morrendo na primeira HQ. Um homem barbado, careca e de suspensórios está atirando nas aves para passar o tempo. Quem vê o desenho e conhece o professor de Leitura Crítica de Histórias em Quadrinhos da ECA-USP, Waldomiro Vergueiro, vai sacar a brincadeira.
O Contínuo é uma revista independente bem feita e inteligente, que merece ser conhecida.
Classificação: