O CURIOSO CASO DE BENJAMIN BUTTON
Autor: F. Scott Fitzgerald (texto original), Nunzio DeFilippis e Christina Weir (adaptação) e Kein Cornell (arte).
Preço: R$ 23,90
Número de páginas: 128
Data de lançamento: Fevereiro de 2009
Sinopse: Adaptação em quadrinhos da história fantástica de Benjamin Button, homem que nasceu velho e rejuvenesceu até morrer.
Positivo/Negativo: A adaptação cinematográfica de O Curioso Caso de Benjamin Button, um conto de F. Scott Fitzgerald, gerou uma corrida ao texto original do escritor norte-americano ou para suas outras versões, como é o caso desta HQ lançada no Brasil pela Ediouro.
Entretanto, quem procurar por este álbum sem conhecer a obra original, encontrará uma trama totalmente diferente da mostrada no filme estrelado por Brad Pitt.
O texto da HQ é bem mais fiel ao conto do que à película, tentando enveredar para um humor irônico, em vez de se fiar ao sentimentalismo e à auto-ajuda vistos na telona.
A ideia do conto é oriunda de uma frase de outro grande escritor, Mark Twain, que disse ser uma pena a vida começar na melhor parte e terminar na pior. A partir disso, Fitzgerald compôs uma trama na qual o personagem Benjamin Button nasce velho e vai rejuvenescendo, mas se comportando de acordo com a idade que tem fisicamente. Ou seja, com menos de cinco anos gosta de fumar charutos e ler a enciclopédia e, no fim da vida, adora brincar de soldadinhos e ir ao zoológico com a babá.
Apesar da fidelidade, a HQ é apenas regular. Trata-se de um trabalho burocrático, com um desenho divertido, porém sóbrio; uma narrativa morosa e um texto que só se destaca por ter o respaldo da história original. Os grandes momentos de riso não são graças à adaptação, mas às situações inusitadas criadas por Fitzgerald.
Mesmo assim, vale pela curiosidade e pelo ótimo ensaio de Donald G. Sheehy sobre o conto original, que está no posfácio da edição. Inclusive, quem quiser conferir o texto de Fitzgerald, pode lê-lo gratuitamente no Google Books
Classificação: