O FANTASMA # 2
Título: O FANTASMA # 2 (Editoractiva)
Autores: Ben Raab (roteiro) e Fernando Blanco (desenhos).
Preço: R$ 4,90
Número de páginas: 48
Data de lançamento: Dezembro de 2003.
Sinopse: As florestas da mítica Bangala não param de surpreender os leitores desde a década de 1930! Desta vez, uma equipe de arqueólogos norte-americanos encontra uma relíquia de especial significado para a maléfica Irmandade Singh.
O que o Fantasma nem poderia imaginar é que os guerreiros de Shaolin estão atentos a todo que se passa.
Positivo/Negativo: E lá vamos nós embarcar em uma viagem nostálgica às primeiras décadas do século XX! As florestas de Bangala são o melhor lugar para se estar, se você acredita que o único antídoto para o tédio é a turbulência!
Em meio à mata fechada, sob o calor tropical sufocante, explorando ruínas que não acabam nunca, nos deparamos com uma jovem e saudável arqueóloga (que numa aventura desenhada por Frank Miller usaria uma camiseta com os dizeres "Tudo isso e cérebro também!") em busca de uma descoberta que vai garantir sua carreira na selva do mundo acadêmico.
E onde tem uma loirona e muito mato há, necessariamente, bandidos sujos e um herói de físico apolíneo, certo? Corretíssimo!
O roteiro de Ben Raab é enxuto (possui uma premissa muito parecida com aquela do filme das década de 1990), e lida de maneira irônica (ainda bem!) com uma cascata de clichês que pediriam um desenhista mais sutil.
É inegável o talento de Fernando Blanco para desenhar cenários, como a noite de Nova York e florestas, mas seus personagens são caricatos além da medida. Como conseqüência desta falta de sensibilidade do editor americano, esta HQ, que tem momentos patéticos, como nas seqüências de ação, deixa de atrair mais de uma geração de leitores.
Fica uma última ressalva: onde estava Capeto nesta aventura? O cachorro mais cool das HQs é fundamental para a legenda do Fantasma!
Vale destacar, mais uma vez, o talento do brasileiro Mozart Couto presente na capa desta edição!
E como se dizia ao final de cada matinê: não perca o próximo episódio!
Que os tambores pigmeus anunciem logo novas edições para O Fantasma, da Editoractiva e Opera Graphica!
Classificação: