Confins do Universo 218 - O infernal Hellboy
OUÇA
[adrotate group="9"]
Reviews

O GATO DO RABINO #1 – O BAR-MITZVAH

1 dezembro 2006

Título: O GATO DO RABINO #1 - O BAR-MITZVAH (Jorge
Zahar
) - Edição especial
Autor: Joann Sfar (texto e arte).

Preço: R$ 39,90

Número de páginas: 48

Data de lançamento: Março de 2006

Sinopse: Após comer um papagaio, o gato de um rabino começa a falar - e a questionar os humanos ao seu redor. Inclusive o judaísmo!

Positivo/Negativo: O primeiro volume de O Gato do Rabino chegou ao Brasil sem muito alarde e, portanto, sem brigar pela conquista de um espaço que realmente merece: o de uma das melhores HQs a aportarem por aqui este ano.

O álbum é daquele tipo que surge de tempos em tempos e faz o leitor lamber os beiços. É profundamente original no texto e na arte - e ainda por cima muito divertido.

Entre judeus ortodoxos, o gato do rabino come um papagaio e começa a questionar tudo que está ao seu redor: do papel do dono ao porquê de certas sabedorias não estarem acessíveis aos felinos falantes.

O animal carrega em si uma contradição: quer ser judeu, mas não pode - o que permite que, dentre todos os personagens, ele seja o único aparentemente capaz de quebrar regras.

Só o gato pode questionar "o rabino do rabino", discordar do Talmud e andar de um lado ao outro sem dar satisfação a ninguém - nem sentir culpa. Para dar uma idéia de sua personalidade, dá pra se brincar dizendo que é uma junção de Garfield com Calvin.

Apesar de não ser obrigatório, convém que o leitor esteja familiarizado com alguns preceitos básicos do judaísmo para curtir mais o álbum. Em alguns casos, mas não em todos, um glossário ajudaria - e acaba fazendo falta, o que é o único deslize da edição.

A série é vencedora de diversos prêmios, entre eles o Goscinny e o prêmio do júri do Festival de Angoulême, e está indicada ao prêmio Eisner deste ano na categoria de melhor álbum gráfico inédito.

É um bom motivo para os leitores começarem a prestar mais atenção na Jorge Zahar: sua linha de quadrinhos tem qualidade gráfica e editorial impecáveis, além de trabalhar com títulos realmente acima da média do mercado brasileiro.

 

Classificação:

4,0

Leia também
[adrotate group="10"]
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA