O GATO DO RABINO # 2 - O MALKA DOS LEÕES
Título: O GATO DO RABINO # 2 - O MALKA DOS LEÕES (Jorge
Zahar Editores) - Edição especial
Autor: Joann Sfar (texto e arte).
Preço: R$ 39,90
Número de páginas: 48
Data de lançamento: Setembro de 2006
Sinopse: Na segunda história da série, o rabino é ameaçado de perder o seu cargo se não passar em uma prova de francês, língua que desconhece.
Seu gato, então, resolve ajudá-lo dizendo em voz alta o nome de Deus - o que, na tradição judaica, é um grave pecado passível de punição.
Ao mesmo tempo, chega à cidade Malka dos Leões, primo do rabino que alvoroça as mulheres.
Positivo/Negativo: O Gato do Rabino conseguiu uma proeza: se destacar como um grande lançamento em um ano como 2006, capaz de encher bancas e livrarias com um volume inédito de material de altíssima qualidade. E olha que o álbum não conta com autor badalado, personagens conhecidos ou mesmo uma editora com vasta tradição em HQs. Pelo contrário.
Joann Sfar é um autor relativamente novo, que estreou em 1994 e representa o novo circuito franco-belga dos quadrinhos, praticamente ignorado por aqui.
Contudo, não é difícil entender por que o gato falante judeu conseguiu atrair atenção. Tanto no primeiro álbum quanto neste, o que o leitor encontra é uma história deliciosa, uma narrativa que flui e diálogos inteligentes, ilustrados pelo mesmo traço perturbador.
O que muda de um para outro é o tom: enquanto na estréia o álbum puxava mais para o humor, agora Sfar intensifica o seu lado dramático, que é tratado com uma sensibilidade tocante.
Além de repetir a qualidade da história, O Gato do Rabino tem outro bis: a edição impecável que tem marcado os álbuns da Jorge Zahar.
E vale lembrar: quando o primeiro volume saiu por aqui, O Gato do Rabino já havia levado um prêmio Goscinny e outro do júri em Angoulême e estava nos indicados ao Eisner. Pois a série de Joann Sfar foi considerada a melhor edição norte-americana para material publicado no exterior - é, mal comparando, o Oscar de filme estrangeiro das HQs.
Classificação: