O INÍCIO E O FIM DAS COISAS
Título: O INÍCIO E O FIM DAS COISAS (Nona
Arte) - Revista online
Autores: Antonio Eder (roteiro e desenhos).
Preço: gratuito
Número de páginas: 2
Data de lançamento: 2005
Sinopse: O Gralha, o mais famoso herói de Curitiba, se encontra numa perseguição implacável ao terrível Homem Dor de Cabeça!
Positivo/Negativo: Alguém aí se lembra do clássico jogo do Atari Keystone Kapers, de um guarda que tenta capturar o ladrão? Esta aventura do Gralha é mais ou menos isso.
É o herói perseguindo o vilão pelos andares de três edifícios. Escadas, elevadores, alçapões, portas e janelas. O Homem Dor de Cabeça usa de tudo para escapar. Consegue?
Não há texto. Antonio Eder divide as páginas de maneira que cada linha equivalha a um dos andares dos edifícios e cada quadrinho corresponda a um cômodo. Assim, os ângulos de enquadramento são sempre os mesmos. Quem dá movimento à história são os personagens, perambulando de um canto ao outro.
Aí está a beleza desta HQ: ela desobedece qualquer padrão de leitura, seja o ocidental ou o oriental. A seqüência é estabelecida pelos cômodos (isto é, os quadrinhos) que os personagens escolhem.
Na verdade, cada uma das páginas foi desenhada como um grande quadrinho formado pelos outros menores. É esse recurso que dá significado à narrativa proposta por Antonio Eder. Esse metaquadrinho representa os edifícios vistos de fora.
A arte é leve, simples, retendo-se aos elementos estritamente necessários. O "toque especial" está nas expressões corporais e faciais dos personagens, todas precisas, pensadas nos menores detalhes, complementando a ação.
Além disso, é uma aventura de super-herói que não se encaixa no padrão super-herói de quadrinhos! Nada de superpoderes, lutas espetaculares ou tramas pseudomirabolantes. É só um cara correndo atrás de outro, numa inocência e simplicidade que não se vê mais neste tipo de HQ.
E não se pode esquecer da participação especial do próprio autor!
Essas características em conjunto fazem de O Início e o Fim das Coisas, que integra o álbum O Gralha, da Via Lettera, uma pequena pérola dos quadrinhos.
Classificação: