O INSTITUTO
Título: O INSTITUTO (Aeroplano Editora) - Edição especial
Autores: Osmarco Valladão (roteiro) e Manoel Magalhães (arte).
Preço: R$ 28,00
Número de páginas: 52
Data de lançamento: Novembro de 2006
Sinopse: Num restaurante, um homem que estava sexualmente insatisfeito com a esposa se queixa com o suposto dono da organização denominada "O Instituto", da falta de resultados em seu trabalho. Afinal, ele fora contratado para ajudar a resolver os problemas conjugais do casal.
Em seguida, o homem ouve algo que o choca profundamente e marca o começo de uma série de mudanças na sua vida. Ele vai descobrir que "O Instituto" era muito mais do que aparentava.
Positivo/Negativo: Quem vive se queixando da falta de bons quadrinhos nacionais deveria ler O Instituto. Aliás, para as grandes editoras que estão em busca de novidades brasileiras a dupla Osmarco Valladão e Manoel Magalhães é uma ótima pedida.
E não de trata de "sorte de principiante", pois a estréia dos dois foi igualmente bem-sucedida, no ano passado, com o inquietante The Long Yesterday, pela Comic Store.
Neste novo álbum, pela estreante Aeroplano (que faz um bom trabalho), a trama é no melhor estilo noir. A revista Sci-Fi News até publicou uma resenha na qual escreve que a história daria um ótimo filme policial. Não é exagero.
O texto enxuto, preciso e eficaz de Osmarco Valladão envolve o leitor, deixando-o ávido para descobrir, junto com o protagonista (que não tem seu nome revelado), o que virá a seguir. E as reviravoltas do roteiro são de tirar o chapéu.
Pra arrematar, Manoel Magalhães tem um traço digno dos maiores mercados europeus (fica reiterada a sugestão para que a dupla procure editoras do Velho Continente), além de uma narrativa quase cinematográfica. A maneira como ele mescla os planos na HQ, alternando a diagramação das páginas de acordo com o ritmo do texto e com "tomadas de câmera" bastante criativas, contribuem demais para a qualidade do álbum.
O Instituto divide com Encantarias – A Lenda da Noite o título de melhor quadrinho nacional publicado este ano.
Classificação: