O LADO ESCURO DA ALMA
Título: O LADO ESCURO DA ALMA (Opera Graphica) - Edição especial
Autores: Watson Portela (roteiro e desenhos).
Preço: R$ 3,50
Data de lançamento: Outubro de 2002
Sinopse: Crianças são assassinadas por traficantes de drogas, por não entregarem o dinheiro do "trabalho". Em busca de vingança, uma menina que fugiu do massacre e uma adolescente contam apenas com a ajuda do misterioso elfo Dêmono.
Positivo/Negativo: O Lado Escuro da Alma é um dos títulos da Coleção Opereta, da Opera Graphica, que lança autores nacionais em edições de 32 páginas, em preto e branco, papel off-set, formato 14 x 10,5 cm.
Em páginas com somente um ou dois quadrinhos (como ocorria no antigo Gibizinho da Turma da Mônica, lançado no começo da década de 1990, pela Editora Globo), é impossível exigir muito do roteiro do veterano Watson Portela (do clássico da HQ nacional, Paralelas).
Mesmo assim, ele consegue dar um bom desfecho à trama, que mescla violência e erotismo. Um fato interessante é a utilização do elfo Dêmono, que fez sua primeira aparição na história Xanadu, publicada em 1982, pela Editora Grafipar, de Curitiba.
O desenho de Watson continua tecnicamente bom, mas não apresenta o mesmo brilhantismo de outros tempos, especialmente quando utiliza o traço no estilo mangá.
Uma coisa que soa meio sem propósito é a citação de inúmeras bandas e grupos musicais, nos rodapés das páginas. Isso porque elas são de estilos tão variados, que, se a trama as seguissem, tornaria-se um autêntico "rock do crioulo doido".
Classificação: