Confins do Universo 216 - Editoras brasileiras # 6: Que Figura!
OUÇA
[adrotate group="9"]
Reviews

O MELHOR DA DISNEY - AS OBRAS COMPLETAS DE CARL BARKS - VOLUME 1

1 dezembro 2004


Título: O MELHOR DA DISNEY - AS OBRAS COMPLETAS DE CARL BARKS - VOLUME 1 (Editora Abril) - Revista quinzenal

Autores: Carl Barks (roteiros e desenhos)

Preço: R$ 14,95

Número de Páginas: 176

Data de lançamento: Março de 2004

Sinopse: Seleção de histórias protagonizadas pelo Pato Donald e editadas originalmente nas edições 167 a 182 de Walt Disney´s Comics and Stories, nos anos de 1954 e 1955.

Positivo/Negativo: Há cerca de quatro meses o assunto vinha pipocando nas listas de discussões e fóruns sobre quadrinhos na internet. Antigos fãs celebravam a boa nova; leitores mais jovens não escondiam a curiosidade. Os "renegados" dos quadrinhos Disney prometiam retomar sua coleção; os nada afeitos a esses personagens revelavam a intenção de conhecê-los melhor.

Tamanha expectativa não era para menos. O Melhor da Disney - As Obras Completas de Carl Barks se propunha, desde o anúncio de seu lançamento, a publicar no Brasil todas as mais de 500 histórias criadas pelo legendário quadrinhista (falecido em agosto de 2000, aos 99 anos).

Barks é um dos nomes mais cultuados entre os autores de histórias em quadrinhos, e curiosamente atingiu essa condição somente quando se aposentou, na década de 1960, quando foi revelada ao mundo a identidade do "Homem dos Patos", autor das mais inteligentes e engraçadas HQs que a Disney já havia produzido, e criador de personagens marcantes como Tio Patinhas, Irmãos Metralha e outros.

Como parte das comemorações dos 70 anos do Pato Donald, a primeira fase da coleção (composta de quatro volumes) tem início com as aventuras do personagem criadas naquele que é considerado o melhor momento de Barks, entre os anos de 1954 e 1959, em que seus desenhos estavam mais azeitados e sua verve cômica acuradíssima.

No primeiro volume, com 16 histórias compiladas numa luxuosa edição de 176 páginas em formato americano, capa cartonada e papel especial no miolo, os destaques ficam por conta de Fugitivos da escola, na qual Donald tenta impedir os sobrinhos de cabular aula, e os patinhos, sempre engenhosos, armam-se de vários artifícios para não serem pegos; Puxa-puxa, que caramelo, em que, desesperado, o pato arruma as mais divertidas confusões ao tentar recuperar um anel perdido no meio de caramelos; As formigas devoradoras, com Donald atingindo o ápice de sua ira; Quem tutu quer, tutu perde, com a primeira aparição do Professor Pardal (também criação de Carl Barks) ; e O vendedor que comprava encrencas, seguramente a mais engraçada da revista, e que mostra Tio Patinhas tentando provocar acidentes em si mesmo, para receber a milionária quantia da apólice de seguros que comprou do sobrinho, enquanto este sofre as maiores agruras para proteger o velho muquirana.

Os textos biográficos e a tradução ficaram a cargo do jornalista Marcelo Alencar. As capas originais são mostradas antes de cada aventura, em páginas onde também são informados os títulos em inglês e as edições em que foram publicadas anteriormente no Brasil.

A caixa de papelão, um brinde para acondicionar os volumes que formarão a primeira fase da série, é um atrativo a mais para expor a coleção em lugar de honra na estante.

Afinal, todo destaque é pouco para uma obra que já está marcando época no mercado brasileiro de quadrinhos. E a diversão está apenas começando.

Classificação:

4,0

Leia também
[adrotate group="10"]
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA