Confins do Universo 216 - Editoras brasileiras # 6: Que Figura!
OUÇA
[adrotate group="9"]
Reviews

O MELHOR DA DISNEY - AS OBRAS COMPLETAS DE CARL BARKS - VOLUME 34

1 dezembro 2008


Autor: Carl Barks (textos e desenhos).

Preço: R$ 16,95

Número de páginas: 176

Data de lançamento: Março de 2008

Sinopse: Histórias publicadas originalmente em Walt Disney's Comics and Stories, entre 1961 e 1962.

Positivo/Negativo: Como no volume anterior, todas as histórias giram em torno da família Pato. Só que, desta vez, têm a participação de coadjuvantes de peso: os Irmãos Metralha, a Maga Patalójika e, em sua primeira e única aparição nas histórias de Barks, Patacôncio.

Em Gasolina Superzum, o rival do Tio Patinhas faz sua estréia - para, depois de alguns anos no "exílio", ser resgatado pelos artistas italianos e erguido ao posto de principal rival do multibilionário.

Como curiosidade adicional: a tradução desta história traz o nome do personagem como os fãs sempre conheceram. Mas, na primeira vez que foi por aqui publicada, ele foi chamado de Rockfóli, talvez um adaptação de seu nome original, John D. Rockerduck.

A diversidade está presente nesta edição. Nas histórias com a participação da Maga (O Dia dos Namorados) e dos Metralhas (O olho mágico) são os sobrinhos que acabam salvando o dia, mas isso não impede de aprontarem muita confusão na deliciosa Convescote social ou de serem perseguidos pelo tio com uma filmadora em A máquina de filmar.

Vale a pena destacar neste volume que as aventuras têm enredos tipicamente feitos para as crianças, sem, por exemplo, as citações à Guerra Fria, muito comuns em edições anteriores. Se o início do parágrafo pode parecer estranho, é bom lembrar que Barks, sempre que podia, usava os patos para fazer críticas à sociedade americana.

Editorialmente, continua a qualidade das edições passadas: textos preciosos de autoria do jornalista Marcelo Alencar, informações sobre onde foram publicadas as histórias por aqui e acabamento de primeira.

Enfim, este pode ser o destino das publicações Disney no Brasil. Afinal, os álbuns de luxo com reedições das histórias antigas, embora sejam mais caros que as edições mensais, apresentam muito mais qualidade do que o material existente em bancas.

Classificação:

4,0

Leia também
[adrotate group="10"]
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA