O MENINO MALUQUINHO # 1
Título: O MENINO MALUQUINHO # 1 (Editora Globo) - Revista mensal
Autores: Vários (roteiros e desenhos).
Preço: R$ 2,50
Número de páginas: 32
Data de lançamento: Dezembro de 2004
Sinopse: Sete histórias (incluindo uma tira) inéditas do Menino Maluquinho e sua turma.
Positivo/Negativo: A volta do Maluquinho e seus amigos às HQs foi anunciada cerca de um mês antes de sua reestréia. Dessa forma, o burburinho em torno do lançamento, nas listas e nos fóruns de discussão pela internet, permaneceu até a chegada do gibi às bancas. E o tamanho da revista, um pouco maior que o tradicional formatinho dos gibis infantis, já garantiu um bom destaque nas prateleiras.
Apesar de Ziraldo ter anunciado um redirecionamento das histórias dos personagens, agora destinadas ao público pré-adolescente, abordando temas como menstruação e "pêlo no saco", ainda não foi possível notar mudanças tão significativas nesta primeira edição.
O universo do Menino Maluquinho parece o mesmo da antiga fase publicada pela Editora Abril, na década passada. Brincadeiras criativas, provocações às meninas, traquinagens e aversão ao banho, tudo isso continua ali, fazendo das aventuras do garoto sapeca uma deliciosa volta à infância. Agradável para todas as idades.
Um tema recorrente neste número de estréia é o vexame, que rende boas trapalhadas e garante a comicidade de algumas histórias.
Assim como em O cuecão, na qual Maluquinho tenta desesperadamente não se deixar mostrar de cueca na frente de visitas; em Filho de peixe, com a mãe do menino se prestando ao ridículo por causa do garoto; ou ainda em O cheirosinho, em que sua recusa em tomar banho resulta num mau cheiro que espanta os amigos.
Definitivamente, ele está de volta!
Classificação: