O RETALHO – EDIÇÃO EXTRA INVICTUS
Título: O RETALHO - EDIÇÃO EXTRA INVICTUS (Ebal)
- Edição especial
Autores: A Origem do Retalho - Bob Kanigher (roteiro) e Redondo Studio (arte);
Um Tesouro no Lixo - Bob Kanigher (roteiro) e Redondo Studio (arte);
Justiceiro! - Bob Kanigher (roteiro) e Joe Kubert (desenhos).
Preço: CR$ 7,00 (preço da época)
Número de páginas: 48
Data de lançamento: Dezembro de 1977
Sinopse: Em A Origem do Retalho, o leitor é apresentado a esse estranho herói. Rory Regan voltou recentemente do Vietnã, e cuida da loja de ferro-velho do pai, já idoso.
E é justamente seu pai que, junto com alguns amigos, encontra uma fortuna em dólares dentro de um colchão velho. Mas os bandidos donos da grana querem tudo de volta, e não vacilam em matar todos que estão na loja.
Rory, no entanto, escapa com vida e, para buscar vingança, veste uma fantasia que ganhou de seu pai, deixada na loja por um desconhecido.
Um Tesouro no Lixo mostra diversos bandidos tentando recuperar o dinheiro deixado no ferro-velho, mas são impedidos pelo Retalho, que aproveita para salvar uma linda garota da garra dos vilões.
Em Justiceiro!, saqueadores de cemitério profanam túmulos em busca de objetos de valor, mas o Retalho não vai deixar que saiam impunes.
Positivo/Negativo: A capa da revista afirma que Retalho é "um personagem misterioso e cativante", mas seria mais adequado afirmar que ele é "sem graça e insosso".
A trama tem diversos furos. O protagonista toca um comércio que é um misto de ferro-velho com loja de objetos antigos. Toda a vizinhança o procura para se desfazer de objetos de valor por necessidade financeira, e ele, sem vacilar, promete guardar tudo até que as pessoas possam pagar de volta, distribuindo dinheiro como um mecenas. Isso apesar de, diversas vezes, o pai dele lamentar da pobreza que os assola.
Pior: como é fácil ser um super-herói! Basta uma fantasia maluca e muita sorte! Assim, os tiros dos criminosos só te acertam de raspão já que, aparentemente, o justiceiro em questão não tem nenhum treinamento anterior que justifique suas habilidades.
A única história que se salva do marasmo total é a terceira, com desenhos de Joe Kubert, que, sem diálogos, transforma o que seria mais um roteiro mediano numa interessante narrativa visual. Justiceiro! chegou a ser republicada pela Editora Abril, na primeira série de Batman.
Vale um desconto se lembrarmos que, embora tudo pareça extremamente simplório, o herói estava de acordo com a época em que surgiu - 1976. Em suma: uma revista datada, de interesse maior para colecionadores.
O Retalho foi revitalizado no inicio da década de 1990 por Keith Giffen (enredo), Robert Loren Fleming (roteiro) e Pat Broderick (arte).
Classificação: