O SÉTIMO SUSPIRO DO SAMURAI # 1
Título: O SÉTIMO SUSPIRO DO SAMURAI # 1 (Conrad
Editora) - Série em dois volumes sem periodicidade fixa
Autores: Éric Adam (texto) e Hugues Micol (arte).
Preço: R$ 32,90
Número de páginas: 120
Data de lançamento: Dezembro de 2006
Sinopse: No começo da Era Edo, o hábil samurai Toho Daisuke termina seu treinamento, mas enfrenta um sério dilema: pelo que ouve falar, mas sem muita certeza, seu pai é tido como um covarde. Então, ele precisa decidir se abandona o nome ou entra em uma jornada para limpá-lo.
Logo de cara, reencontra sua irmã, que vai se casar com um homem rico, mais velho, que se dispõe a adotá-lo. Mas o sujeito pode não ser o que aparenta.
Positivo/Negativo: A série em dois volumes O Sétimo Suspiro do Samurai é uma bela surpresa que a Conrad lançou no final de 2006. Apesar do enredo típico de mangás históricos, com samurais, trata-se na verdade de uma HQ francesa, feita aos moldes dos álbuns europeus.
Contudo, não há como ignorar a forte influência oriental, especialmente nas cenas de luta, mas que também se manifesta em um uma pesquisa bem realizada, que pipoca por todos os lados da história - nas roupas, nos cenários, no código de ética dos personagens etc.
O roteiro é extremamente competente, repleto de reviravoltas, evocando volta e meia o grande clássico japonês Lobo Solitário. Mas é na arte que O Sétimo Suspiro do Samurai brilha acima da média. O desenho de Micol valoriza as emoções dos personagens com traços simples no rosto e um detalhamento belíssimo dos cenários.
Ainda por cima, as cores, feitas por Rudy, são simplesmente fantásticas, sempre priorizando verdes, vermelhos e tons pastéis. Trata-se de uma obra que encanta desde o mais contemporâneo dos "mangazeiros" até os mais clássicos admiradores dos quadrinhos franco-belgas.
A edição da Conrad dá ainda mais brilho à ótima HQ. O primeiro volume reúne dois capítulos e encerra com um caderno de esboços. A capa, ponto forte da editora, tem aplicação de verniz no samurai e no título.
Classificação: