Confins do Universo 218 - O infernal Hellboy
OUÇA
[adrotate group="9"]
Reviews

O SONO DO MONSTRO

1 dezembro 2007


Título: O SONO DO MONSTRO (Meribérica) - Edição especial

Autor: Enki Bilal (texto e desenhos).

Preço: € 11,00

Número de páginas: 72

Data de lançamento: Janeiro de 1999

Sinopse: Nike Hatzfeld lembra-se de todos os momentos de sua vida a partir do 18º dia de seu nascimento.

Enquanto recupera a memória dos dias anteriores, Nike pretende reencontrar seus companheiros de orfanato, Amir e Leyla, mas se vê obrigado a colaborar com o F.B.I.I. (Federal Bureau of International Investigation) no combate à Obscurantis Order, organização que pretende erradicar o pensamento, a ciência e a cultura.

Positivo/Negativo: Este é o primeiro volume da tetralogia do Monstro, concluída em março de 2007 pela Casterman. O ambiente futurista e as situações exageradas do roteiro não são mais do que um pano de fundo para Enki Bilal falar metaforicamente de assuntos bem atuais, como a situação da Iugoslávia (país natal do autor, dissolvido entre 1992 e 2003), revoluções políticas e científicas, alienação cultural e uma grande dose de introspecção.

Na parte visual, como sempre, o iugoslavo mostra uma arte absolutamente inconfundível, dando um verdadeiro espetáculo de traços, cores e formas. Se fosse um livro de arte contemporânea, com certeza, seria irretocável, mas a obra possui um grande ponto negativo: a narrativa.

O Sono do Monstro é um ótimo exemplo de como quadrinhos são uma forma de arte complicada de se fazer.

O roteiro tem idéias relevantes e criativas acompanhadas por ilustrações de um dos maiores artistas gráficos da atualidade. Mas como quadrinhos, peca pela narrativa truncada, que torna leitura, por muitas vezes, cansativa e desinteressante.

Talvez o fato de ser a primeira edição da série colabore para isso, já que o autor procura passar um volume muito grande de informações sobre os personagens e a ambientação da HQ.

No aspecto editorial, a já extinta Meribérica, de Portugal, optou por lançar esta edição com capa cartonada em vez da capa dura adotada na publicação original em francês e nas duas edições seguintes da série - que foi assumida pela Asa (o capítulo final ainda não tem edição em português).

Classificação:

4,0

Leia também
[adrotate group="10"]
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA