ORBITAL # 0
Título: ORBITAL # 0 - Fanzine
Autor: Elza Keiko (editora), Petra Leão (roteiro), Daniel Lima (desenhos) e Victor R. Fernandes (letras).
Preço: R$ 2,00
Número de páginas: 32
Data de lançamento: Julho de 2003
Sinopse: Fanzine que compila matérias sobre outros zines, resenhas e outras reportagens sobre como cobrar por um fanzine e como lidar com críticas. Além disso, traz uma hq inédita de 12 páginas.
Positivo/Negativo: Nesta edição de estréia do fanzine coordenado por Elza Keiko, a editora de mangás da Panini Comics, já se pode ver a qualidade da publicação, impressa em gráfica, com capa quatro cores e tiragem de mil exemplares.
Além disso, tem um preço muito bom e acessível, talvez devido à grande quantidade de propagandas em sua quarta capa e no miolo.
A edição começa com a análise muito bem feita de dois outros zines, a seguir vem uma entrevista com o mangaká (autor de mangás) brasileiro Davison Carvalho, que começou sua carreira no mundo dos fanzines.
O ponto alto da edição é a HQ, com roteiro de Petra Leão e arte de Daniel Lima. Em uma trama curta e simples, de apenas 12 páginas, é apresentado uma trama bem elaborada e com um final surpreendente.
O trabalho de Petra Leão, apenas regular em especiais de Holy Avenger, é o grande destaque. Fica claro que ela trabalha muito melhor com personagens e histórias de sua autoria.
A arte de Daniel Lima é outro ponto positivo. Personagens expressivos e desenhos eficientes, com uma diagramação eficaz para o clima da história.
A edição tem ainda matérias que ajudam os fanzineiros a cuidarem de suas publicações e pequenas resenhas de outros zines. Vale a pena conhecer.
Classificação: