Confins do Universo 217 - Snikt! Wolverine: o melhor naquilo que faz!
OUÇA
[adrotate group="9"]
Reviews

OS AMIGOS DO SUPER-HOMEM - MÍRIAM LANE E JIMMY OLSEN #1

1 dezembro 2004


Autores: Mírian Lane - Robert Kanigher (roteiro), Irv Novick (desenhos), Mike Esposito (arte-final);

Jimmy Olsen - Robert Bernstein (roteiro das duas histórias), Curt Swan (desenhos), John Forte (arte-final), Pete Costanza (desenhos e arte-final da segunda aventura).

Preço: NCr$ 0,50 (preço da época)

Número de páginas: 32 páginas (em preto-e-branco)

Data de lançamento: Maio de 1970

Sinopse: A revista traz três histórias, uma com Míriam Lane a namorada do Homem de Aço, intitulada Eu traí o Super-Homem. A jornalista, extremamente irritada, vai fazer uma reportagem sobre uma escola de formação de autores, e o professor a coloca numa peça em que ela encenará o papel de Dalila, e o herói, Sansão.

Há ainda duas aventuras com Jimmy Olsen, o melhor amigo de Super-Homem: O prisioneiro dos Homens-Aranha e O polvo humano.

Na primeira, a trupe de teatro de bonecos de Jimmy é obrigada a fazer um pouso forçado, numa longínqua ilha vulcânica do pacífico sul. O grupo passa por sérios apuros ao ser aprisionado por uma raça de aranhas mutantes malignas, que pretendem conquistar o mundo.

Na segunda, ao ingerir acidentalmente substâncias espaciais trazidas pelo Super-Homem, Jimmy passa por uma estranha mutação e ganha mais quatro braços. Logo, ele começa a gostar da idéia, mas percebe que a vida não será mais tão simples.

Positivo/Negativo: As histórias que a Ebal publicava na revista Os Amigos do Super-Homem - Míriam Lane e Jimmy Olsen, vinham de dois títulos americanos: Lois Lane Superman's Girl Friend (literalmente, Lois Lane, a namorada do Super-Homem - no Brasil a jornalista foi rebatizada, é sempre bom lembrar) e Superman's Pal, Jimmy Olsen (Jimmy Olsen, o amigo do Super-Homem).

A revista, como era normal na época, não trazia créditos aos autores. As histórias publicadas foram retiradas dos originais americanos I Betrayed Superman (Superman's Girl Friend, Lois Lane # 98, janeiro de 1970), The Captive of the Spidermen! (Superman's Pal, Jimmy Olsen # 107, dezembro de 1967) e The Human Octopus! (Superman's Pal, Jimmy Olsen # 41, dezembro de 1959).

A própria capa da revista, produzida por Curt Swan e Murphy Anderson já dá o tom cômico da edição. Na verdade, toda a série publicada pela Ebal apresentava histórias cômicas e esdrúxulas, com Míriam Lane e Jimmy Olsen nas mais absurdas situações.

Mesmo para os padrões da época, esta era uma revista insólita. Não obstante, uma das mais lembradas e aclamadas histórias da série, A curiosidade negra, publicada na edição 15 da Ebal (I Am Curious (Black)! # 106, de 1970), trata de temas sérios, como discriminação racial e de gênero.

Disfarçada como uma mulher negra, Míriam passa a perceber a discriminação nas coisas mais simples, como o táxi que não para, os olhares constrangedores e até frases como "Fique aqui, é trabalho de homem". O roteiro muito bem escrito conclui com a jornalista doando sangue para salvar um homem negro. Afinal, por baixo das diversidades cutâneas todos somos iguais.

O leitor não deve ter muitas expectativas em relação a esta edição (e à série como um todo). É uma revista com roteiros ingênuos, mas muito bem desenhados, que cumpre bem sua função e garante momentos de boa diversão.

Em Os Amigos do Super-Homem - Míriam Lane e Jimmy Olsen, ninguém encontrará sagas complexas e/ou histórias de cair o queixo, mas com certeza vai se divertir. Toda a série é facilmente encontrada em sebos. Basta gastar um pouco de sola de sapato e ter um pouco de sorte, para rapidamente completar a coleção.

Agradecimentos ao colecionador Paulo Ricardo Abade Montenegro pelo auxílio na busca das informações da edição original da história da Míriam Lane.

Classificação:

4,0

Leia também
[adrotate group="10"]
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA