OS LUSÍADAS EM QUADRINHOS
Título: OS LUSÍADAS EM QUADRINHOS (Peirópolis)
- Edição especial
Autor: Fido Nesti (texto e arte).
Preço: R$ 33,00
Número de páginas: 48
Data de lançamento: Outubro de 2006
Sinopse: Adaptação da epopéia portuguesa Os Lusíadas, de Luís de Camões, para os quadrinhos.
Fido Nesti opta por focar em quatro segmentos, Inês de Castro, Gigante Adamastor, O Velho do Restelo e A Ilha dos Amores, encadeados por uma apresentação do próprio poeta.
Positivo/Negativo: Antes de tudo, é preciso deixar claro que Os Lusíadas não é um sinônimo para exploração portuguesa dos mares ou qualquer coisa assim. Quando se fala da epopéia de Camões, está se tratando de uma obra poética por excelência, uma matriz fundadora da Língua Portuguesa.
Vem daí o grande acerto de Fido Nesti ao encarar a adaptação de Os Lusíadas para os quadrinhos: em vez de contar a história da obra em si, ele simplesmente pega os trechos do longo poema, seleciona e põe seus desenhos a serviço do texto de Camões.
As interferências na obra do poeta português são mínimas. A exceção fica para a participação do próprio Camões, agora personagem da história, que faz a ligação entre os quatro segmentos. De resto, o leitor encontrará os versos do poeta em seu estado mais puro.
Ainda assim, não se trata de uma HQ purista ou de mera ilustração para Os Lusíadas. É no desenho que Nesti se mostra um quadrinhista excepcional, evocando o contador de aventuras Hergé para inspirar o traço eternamente pop que já mostrou em trabalhos anteriores. Suas cores vibrantes e seu humor gráfico sutil são impactantes e encantadores.
A história é viva, pulsante, ágil e deliciosamente narrada, uma releitura que enriquece a obra-prima de Camões.
Com Os Lusíadas, a Peirópolis, que já tinha acertado em cheio com o Dom Quixote de Caco Galhardo, acrescenta mais uma grande HQ nacional à série Clássicos em HQ. Que venham outros.
Classificação: