OS NOVOS VINGADORES # 64
Autores: Novos Vingadores (New Avengers # 41) - Brian Michael Bendis (roteiro), Billy Tan (arte) e Justin Ponsor (cores);
Invasão Secreta - Parte 3 (Miss Marvel # 27) - Brian Reed (roteiro), André Coelho (arte) e Chris Sotomayor (cores);
A morte do Capitão América - 3º Ato - O homem que comprou a América - Parte 1 (Captain America # 37) - Ed Brubaker (roteiro), Steve Epting (arte) e Frank D'Armata (cores)/
A morte do Capitão América - 3º Ato - O homem que comprou a América - Parte 2 (Captain America # 38) - Ed Brubaker (roteiro), Steve Epting (desenhos), Steve Epting & Mike Perkins (arte-final), Frank D'Armata (cores).
Preço: R$ 7,50
Número de páginas: 96
Data de lançamento: Maio de 2009
Sinopse: Novos Vingadores - A invasão secreta continua. Os Novos Vingadores são atacados por um dinossauro na Terra Selvagem, o Homem-Aranha se perde e encontra Kazar. Ou seria um skrull?
Invasão Secreta - Parte 3 - Carol Danvers e a equipe trovoada interrogam a Skrull que se passou por Miss Marvel e vai atrás de William.
A morte do Capitão América - 3º Ato - O homem que comprou a América - O Caveira Vermelha põe em ação seu plano político de conquistar a América. Sharon Carter encontra um corpo que parece ser de Steve Rogers no laboratório do Dr. Faustus. Bucky é posto à prova pelos antigos parceiros do Capitão América e sai em busca de Sharon Carter.
Positivo/Negativo: Há uma clara divisão na revista: na primeira metade, Invasão Secreta; e na segunda, Capitão América.
A divisão está também na qualidade. A segunda metade é sensivelmente superior à primeira.
Em Novos Vingadores, Brian Michael Bendis escreve uma história preguiçosa, cuja única função é informar que os skrulls estão tirando vibranium da Terra Selvagem.
O enredo é digno de desenhos animados como Scooby-Doo - com o adendo de os Vingadores serem bem menos engraçados. Um dinossauro ataca a equipe e os skrulls e eles se dispersam.
Então, o Homem-Aranha encontra, fortuitamente, no meio da Terra Selvagem, Kazar, que conta tudo o que sabe sobre skrulls disfarçados de agentes da S.H.I.E.L.D.
E aí entra o flashback que mostra como Kazar e Shanna invadiram o acampamento dos alienígenas na Terra Selvagem: sequestraram uma agente da S.H.I.E.L.D./skrull e Shanna vestiu seu uniforme para investigar mais de perto.
Talvez você já tenha visto isso antes, certo?
Miss Marvel segue pondo lenha na paranoia de que qualquer um pode ser um skrull. O roteiro de Brian Reed se resume a: bata na alienígena verde até ela falar. Embrenhe-se numa busca inútil a partir de uma informação falsa do interrogatório e a trama acaba num fraco suspense para a próxima edição.
Os desenhos de André Coelho estão ruins, como se feitos às pressas. Todos os personagens fazem caretas e marcam exageradamente suas expressões faciais.
Passando para a banda boa da revista, Brubaker mostra como um roteiro é capaz de alinhavar três narrativas. Não há nada de genial, mas as histórias conseguem manter a atenção do leitor e a tensão nos personagens.
O clima de suspense e intriga cria uma excelente trama de espionagem, que está em andamento desde Novos Vingadores # 49, quando Steve Rogers foi morto.
Mas o que poderia ser uma trama longa e arrastada se revela uma história extremamente interessante.
A arte realista de Steve Epting está especialmente boa na primeira parte da HQ. E ele mostra que, sim, é possível criar expressões de fúria sem usar dentes cerrados.
Capitão América é uma das HQs mais interessantes entre as mensais da Marvel publicadas pela Panini atualmente, e é capaz de segurar esta edição. O problema é que nem todo mês tem duas histórias do herói.
Classificação: