OTHER PEOPLE'S HEROES
Editora: America House - Romance
Autor: Blake M. Petit
Preço: US$ 19,95
Número de páginas: 240
Data de lançamento: 2002
Sinopse
Num mundo onde super-heróis e vilões são reais e se enfrentam diariamente, Josh Corwood é um repórter idealista que trabalha numa revista especializada nesses seres fantásticos. Até que ele descobre possuir a habilidade de copiar os poderes de quem estiver por perto.
Quando Josh, então, finalmente parece ter realizado o sonho de se juntar aos heróis de Siegel City, ele descobre que todo o cenário de heróis e vilões é uma grande fraude engendrada para iludir a população. E logo suas investigações o levam a crer numa conspiração sórdida para dominar o mundo.
Positivo/Negativo
Desde que os super-heróis fizeram sua estreia na literatura com o romance The Adventures of Superman, de 1942, esse gênero fantástico tem rendido histórias memoráveis em histórias sem ilustrações, que repetem o fascínio dos quadrinhos.
Muitas vezes são estrelados por personagens consagrados, em tramas originais ou adaptadas de sagas de sucesso nas HQs, outras contam com seres criados especialmente para os romances, em universos que podem espelhar os conhecidos Marvel e DC.
Nesta vertente, o mais original dos últimos tempos é Other People's Heroes, romance assinado por Blake M. Petit que vira do avesso as convenções do gênero com muita originalidade e bom humor. Fugindo das referências mais óbvias a nomes marcantes da história da nona arte e lidando com emoções básicas do ser humano, o autor consegue entreter como poucos.
Logo quando o leitor é apresentado ao protagonista Josh Corwood e aos superseres de Siegel City, a impressão é de que se verá mais uma cidade repleta de homens poderosos e seus confrontos intermináveis em nome da justiça e dos bons costumes. Mas é a imersão nesse ambiente diferenciado, com a revelação de que heróis e vilões eram uma grande farsa, que mais fascina e garante fôlego à obra.
A trama tem seu vilão misterioso com planos de conquista global e fatos escondidos há décadas, mas subverte esses elementos com inteligência. Os motivos do embuste, as origens dos superpoderes, os conflitos advindos das habilidades especiais e os interesses ocultos garantem força-motriz para a trama, ao passo que personalidades muito bem cuidadas formam sua "alma".
Pode-se dizer que esta é uma história de falsos super-heróis com muito sentimento. Josh é o típico protagonista que cativa e conquista a simpatia do público logo nas linhas iniciais de sua narração em primeira pessoa. Íntegro e meio ingênuo, desde criança admirava os heróis da cidade e sonhava ser como eles. Num acidente imprevisto, foi salvo pelo maior de todos, Lionheart.
O pano de fundo do romance conta que um dia os heróis de Siegel City eram reais, até que um evento trágico os marcou e levou à adoção da grande fraude. Petit arma as situações de modo que tudo possa soar estranho à primeira vista, mas convence pela riqueza de detalhes e personalidades bem construídas.
Há uma sacada genial de uma força maior na trama que liga emocionalmente pessoas com potencial para o heroísmo até o fundo de suas almas, e assim, mesmo num cenário fabricado, valores altruístas afloram e ganham força.
Além do uso criativo dos superpoderes, o livro também investe pesado numa história de amor e em reflexões sobre amizade e confiança. Tais elementos tornam mais agradável essa parábola sobre o papel dos heróis na sociedade, na qual o entretenimento fala mais alto.
A prosa é tão agradável que mesmo quem não se entusiasma com super-heróis pode se divertir. Blake M. Petit revisitou esse universo em The Restless Dead of Siegel City, história curta de Halloween lançada como livro digital, e publicou uma versão ampliada de Other People´s Heroes em 2011. Independentemente do gênero, esta é uma história que arrebata e deixa um gostinho de "quero mais".
Classificação: