PATETA FÉRIAS # 1
Autores: Vários (roteiros e desenhos).
Preço: R$ 1,50
Número de páginas: 32
Data de lançamento: Junho de 2009
Sinopse: Três histórias protagonizadas pelo Pateta, com a participação de outros personagens Disney.
Positivo/Negativo: Os especiais de férias de Tio Patinhas, Zé Carioca, Pato Donald e Mickey já estão no segundo número, mas só agora o parvo e divertido Pateta ganha o seu.
E não decepciona.
A história de abertura, Passagem para Buriam, dividida em três partes, é uma trama detetivesca com a parceria do camundongo Mickey. Mais policial do que humorística, chama a atenção pelos desenhos de Antoni Bancells Pujadas, cujo estilo gráfico é praticamente idêntico ao de Paul Murry.
Na sequência, Se o meu Alfafa Romeu falasse, publicada pela primeira vez há quase 40 anos, é um clássico que já foi reeditado em muitas ocasiões, no Brasil e em outros países. Tem um apelo pueril, mas talvez por isso mesmo venha funcionando bem em suas republicações.
Fechando a edição, O Cavaleiro da Patética Figura, produção brasileira de Ivan Saidenberg (roteiro) e Moacir Rodrigues Soares (desenhos) em que Pateta e o sobrinho Gilberto estão às voltas com o gênio maligno Dr. Estigma, vilão outrora bastante utilizado nas histórias criadas pelo Estúdio Disney da Abril.
Os editores só não se preocuparam em avisar aos leitores que nenhuma das HQs da revista é inédita, muito menos identificaram nos códigos das aventuras o gibi em que foram originalmente publicadas no Brasil.
No fim das contas, Pateta Férias # 1 é uma edição para fãs saudosistas da turma de Patópolis. Certamente agradará também às crianças, mas a simplicidade das histórias deve fazer torcer o nariz dos pouco versados em quadrinhos Disney.
Classificação: