Confins do Universo 214 - Assim como nossos pais...
OUÇA
[adrotate group="9"]
Reviews

PATO DONALD - 70 ANOS

1 dezembro 2004


Autores: Vários (textos e desenhos).

Preço: R$ 16,95

Número de páginas: 208

Data de lançamento: Setembro de 2004

Sinopse: Edição comemorativa aos 70 anos do Pato Donald, apresentando sete histórias inéditas e 15 republicações.

Positivo/Negativo: O pato mais enfezado da Disney completou seu 70º aniversário em junho, mas somente agora os fãs brasileiros puderam comemorar de fato. Demorou, mas finalmente saiu o tão aguardado álbum especial de luxo com o personagem.

Uma espera que valeu a pena. Com excelente acabamento gráfico (formato americano, capa cartonada e miolo em papel especial), a revista apresenta uma competente seleção de histórias, que abrange praticamente todas as fases do Pato Donald, na quais se pode ver, inclusive, seu alter ego heróico, o Superpato. Até mesmo a produção brasileira se faz presente, na divertidíssima O aquário dos patos, com a participação do Peninha.

Como não poderia deixar de ser, as aventuras criadas pelo mestre Carl Barks também estão lá. São quatro ao todo, e numa delas o autor apenas escreveu o roteiro, exatamente um dos melhores da revista: Vida de pato, cujos desenhos de Daan Jippes são uma verdadeira cópia (no bom sentido) do traço de Barks.

De Al Taliaferro a Don Rosa, passando por Giorgio Cavazzano e Paul Murry, vários dos melhores e mais famosos artistas Disney marcam presença neste especial. Como o italiano Romano Scarpa, uma lenda viva que até hoje é (mal) imitada em seu país.

E por falar na Itália, é de lá que vem a inédita Sonho bom. A história é simplesmente uma das piores já vistas nos últimos tempos, em se tratando de Disney. Os desenhos de Stefano Intini, de tão horríveis, chegam a ser um desrespeito a tanta gente talentosa que já retratou Donald e sua turma. E ele já foi melhor. Quanto ao roteiro, também não ajudou em nada. Algo descartável assim é de se estranhar que faça parte de uma coletânea tão boa.

Destaca-se também Donald e o seu bom vizinho, mais um dos impagáveis duelos entre o pato ranzinza e o não menos esquentado Silva.

Já os textos informativos, contando toda a trajetória de Donald e não deixando de mencionar os principais artistas que já produziram suas histórias, estão muito bons. Mas isso não impediu a existência de várias informações equivocadas sobre o ineditismo de algumas histórias e a publicação original de outras.

O editor Emerson Agune, entretanto, prometeu em uma lista de discussão da internet que retificará as informações numa das próximas seções de cartas dos gibis Disney.

É certo que nada disso tira o brilho da edição. A leitura é deliciosa e a sensação ao final da última página é de plena satisfação. Vale conferir.

Classificação:

4,0

Leia também
[adrotate group="10"]
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA