PENADINHO # 1
Autores: Estúdios Mauricio de Sousa (roteiro e desenhos).
Preço: R$ 9,90
Número de páginas: 128
Data de lançamento: Julho de 2008
Sinopse: Tirinhas clássicas do personagem Penadinho, de Mauricio de Sousa, publicadas originalmente em jornais e agora compiladas em um livro pocket.
Positivo/Negativo: Em julho, chegaram às livrarias os cinco primeiros volumes da série de livros pockets da Panini Comics, compilando tiras clássicas dos personagens criados por Mauricio de Sousa. As edições são estreladas por: Bidu, Mônica, Cebolinha, Chico Bento e Penadinho.
A exemplo do livro do Bidu, a tônica do humor de Mauricio de Sousa é a brincadeira com a linguagem. No caso de Penadinho, além dos trocadilhos, há várias piadas envolvendo ditos populares e expressões sobre morte. Afinal, o protagonista é um fantasma.
Não há datas de quando as tirinhas foram publicadas, o que alguns leitores podem sentir falta, sobretudo pesquisadores. Entretanto, é possível tirar algumas conclusões a partir de dicas, como quando um corintiano chega ao cemitério dizendo que não queria morrer antes de seu time ser campeão. Penadinho, então, diz que ele desejava ter vida eterna ao ver a bandeira do Corinthians. Claramente, é uma alusão a longa fila de 23 anos do clube paulista, encerrada em 1977.
Não é só o mundo dos fantasmas que o autor explora. O universo de personagens engloba Cranicola, Zé Vampir, a Mula sem cabeça, entre outros tipos cômicos baseados em histórias de terror.
Apesar de, em sua maioria, as tirinhas serem de muita qualidade, o livro, se lido numa sentada só, perde bastante do seu fôlego. Isso porque é possível notar a repetição de certas gags, como a do carro que "morre", Penadinho chamando Cranicola para brincar de amarelinha, e há até duas tiras em que se repete exatamente a mesma estrutura: as piadas com a vovozinha de Chapeuzinho Vermelho e a da Branca de Neve.
Um destaque são as homenagens que Mauricio de Sousa faz ao universo dos quadrinhos. Cranicola, em dado momento, entra para o fã-clube do Fantasma, de Lee Falk; Billy Batson chega ao cemitério depois de ter gritado Shazam e o raio ter caído no lugar errado; e Zé Vampir tem um primo vegetariano, exatamente como numa clássica história do Popeye.
Aparentemente, as edições do Penadinho não apresentam os mesmos problemas gráficos que algumas de Bidu, mas ainda assim é bom o leitor conferir o exemplar em melhores condições na pilha da livraria.
Classificação: