PIRATAS DO TIETÊ # 2 - HISTÓRIAS DE PAVIO CURTO
Título: PIRATAS DO TIETÊ # 2 - HISTÓRIAS DE PAVIO CURTO
(L± Editores)
- Edição especial
Autor: Laerte (texto e arte).
Preço: R$ 9,00
Número de páginas: 128
Data de lançamento: Agosto de 2006
Sinopse: Segunda coletânea de tiras da série Piratas do Tietê pela editora.
Positivo/Negativo: Neste segundo livro dos Piratas do Tietê na Coleção L± Pocket, Laerte continua mando bem nas tiras - e tiradas - a respeito de assassinatos, pilhagens, conquistas amorosas à moda dos bucaneiros e simples tirações de sarro. Para o autor, não há tema proibido e ele consegue fazer graça com praticamente tudo. O resultado é sempre divertido.
Desta vez, há moleques que querem ser piratas, sacanagens com ministros, captura e venda de escravos em plena rua, saques (organizados) a supermercados, Silver Joe, o caçador de piratas, e sua filha tarada pelos seus inimigos de novo em ação e muito mais. Nem cachorros cruzando, inocentes aquários, poodles brancos desaparecidos ou um casal entrando escondido no motel escapam.
O Capitão tem a típica aparição em que tem o mundo nas mãos, vira presidente da República e até participa de um swing - só se esquece de levar uma mulher... Além disso, há uma seqüência bem engraçada sobre seus filhos, com destaque para a garota Rozy.
As participações ilustres desta edição ficam por conta do Capitão Gancho (na figura de Dustin Hoffman, no filme Hook, de 1991), do escritor Carlos Drummond de Andrade, do cantor argentino Carlos Gardel, dos personagens Tank Girl, Ken Parker e Edmundo, o porco, e do próprio Laerte - na época em versão rabo-de-cavalo -, que faz algumas pontas dizendo-se incompreendido por suas crias.
De novo vale ressaltar o domínio de Laerte sobre as técnicas de narrativa, com jogos de luz e sombras, enquadramentos e planos que valorizam demais as tiras.
Assim como o primeiro livro, este ganhou uma segunda tiragem em janeiro de 2007. Pena que a L± não tenha aproveitado para corrigir alguns erros de português e um de desenho, na página 107, quando um candidato a pirata corta a perna direita no primeiro quadro da tira e, no terceiro, aparece com um pedaço de pau na esquerda.
Classificação: