PIRATAS DO TIETÊ – A SAGA COMPLETA – LIVRO 2
Autor: Laerte Coutinho (roteiro e desenhos).
Preço: R$ 52,90
Número de páginas: 112
Data de lançamento: Novembro de 2007
Sinopse: Segundo volume da série que compila a saga completa da maior criação de Laerte, os Piratas do Tietê.
Positivo/Negativo: No que diz respeito as HQs, este segundo álbum de Piratas do Tietê - A Saga Completa é ainda melhor que o primeiro. Nele estão reproduzidos as HQs: A Terceira Margem; Vozes da Selva partes I, II e III; Revelação e O Poeta, além do roteiro original da peça de teatro Piratas do Tietê, o Filme.
Neste volume não há texto introdutório, o leitor vai direto para a primeira história, A Terceira Margem, com participação especial do Batman. Nela, o Morcego desiste de ser um combatente do crime e entra para a pirataria. Então, ele, o Capitão e os piratas partem para uma noite de algazarra, saques, invasões de privacidade e bebedeira.
A HQ é uma grande homenagem ao Batman. Laerte retrata o clima de Gotham City, simulado em São Paulo, de maneira sensacional. Destaque para o grande "segredo do Morcego".
A seguir, a trama em três partes Vozes da Selva, na qual há o inevitável encontro do Capitão e dos Piratas do Tietê com o maior combatente de piratas dos quadrinhos, o Fantasma.
A história foi publicada originalmente em três edições distintas da revista Piratas do Tietê. Os piratas dão em cima da mocinha do Fantasma, Diana Palmer, atraindo a ira do Espírito-que-anda. O herói, então, manda o Capitão dessa para melhor, onde o personagem se encontra com o primeiro Fantasma, que jurou combater a pirataria. Daí, tem início um hilário combate que deve perdurar por "toda a eternidade".
Trata-se de uma grande e bem-humorada homenagem a um dos primeiros grandes heróis dos quadrinhos. As idéias antagônicas do Fantasma e dos Piratas do Tietê, desde o teor de suas HQs contrapondo seriedade e humor, dão a tônica da narrativa. Mais uma vez, Laerte lida muito bem com isso, brindando o leitor com quadrinhos de primeira.
Não poderia faltar uma brincadeira com a religiosidade exacerbada do povo brasileiro em Revelação, na qual o Capitão e os Piratas tem uma visita da Virgem Maria em pessoa, que lhes faz uma revelação. Para repassar ao povão, só em rede nacional, com muitas regalias. Grande destaque para a música Toma Limonada.
A última participação especial deste volume é Fernando Pessoa, em O Poeta. Laerte coloca Fernando Pessoa declamando suas poesias às margens do Tietê, nossa versão poluída do Tejo.
Os Piratas não suportam essa "boiolice" e tentam acabar com o poeta de todas as maneiras possíveis, mas ele sempre acaba escapando de algum jeito mirabolante. Destaque para todas as falas de Fernando Pessoa, que foram tiradas de seus poemas e casam perfeitamente com a trama.
O ponto negativo da edição fica por conta da falta de revisão nas HQs
e nos textos introdutórios. Não há nenhum erro gritante, mas algumas vírgulas
e acentos fora de seus lugares incomodam.
Outro erro é a marca d'água original da revista aparecendo em cima do rosto de um personagem na página 26, que poderia ser removida sem muitas dificuldades no Photoshop.
O brinde da edição é o texto original da peça Piratas do Tietê, o filme, que esteve em cartaz em São Paulo no teatro do Sesi e foi vista por mais de 20 mil pessoas.
Classificação: