Confins do Universo 216 - Editoras brasileiras # 6: Que Figura!
OUÇA
[adrotate group="9"]
Reviews

PIXU

2 outubro 2009


Autores: Gabriel Bá, Becky Cloonan, Vasilis Lolos e Fábio Moon (roteiro e arte).

Preço: R$ 18,50

Número de páginas: 128

Data de lançamento: Outubro de 2009

Sinopse: Algumas pessoas vivem juntas em um sobrado. Quando estranhas marcas aparecem nas paredes da casa, uma série de eventos promete abalar de vez a paz dessas pessoas.

Positivo/Negativo: Pixu é uma pequena história de terror, contada por um time de feras: os irmãos brasileiros Bá e Moon, a italiana Becky Cloonan e o grego Vasilis Lolos. Os quatro dividiram a tarefa de escrever e desenhar a trama.

Uma reunião dessas poderia ser a garantia de uma história boa. Mas não é bem assim.

A arte, toda em preto e branco, é interessante. Os desenhos se mesclaram de forma harmoniosa. Em determinados momentos, é possível reconhecer as características de um ou outro artista, mas, em geral, o que prevalece é um traço homogêneo, condizente com a proposta do livro.

As expressões faciais carregadas e a utilização de muitas sombras criam um clima tenso e sombrio. E a ausência de cores realça a crueza da história, transformando a análise de cada quadro em uma tarefa prazerosa.

Mas se a arte merece destaque, não se pode dizer o mesmo do roteiro.

Os autores tentaram criar uma história lovecraftiana, na qual o terror não é escancarado, mas algo que espreita das sombras, esperando o momento certo de atacar.

Durante a trama, a tensão é palpável. Todos parecem sofrer com algo, mas ninguém sabe o que é. Aos poucos, a "coisa" vai tomando conta das ações dos personagens, progressivamente, até o clímax.

E talvez seja justamente nesse final que resida o maior problema. A história é truncada e confusa desde o início, mas simplesmente não chega a lugar algum. Correndo o risco de revelar alguns spoilers, é preciso dizer que o leitor simplesmente não descobre o que havia de errado com a casa.

O que fica é uma ponta de desilusão, como se faltassem algumas páginas, como se a conclusão ainda não tivesse chegado.

Completam a edição alguns desenhos adicionais feitos pelo quarteto, além de pequenas biografias.

Apesar do roteiro fraco, o preço razoável pode ser um convite à leitura da obra.

 

Classificação:

4,0

Leia também
[adrotate group="10"]
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA